Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Setas nos relacionamentos no modelo lógico

Olá, tudo bem? Estou com uma dúvida sobre as setas nos relacionamentos ao construir um modelo lógico.

No artigo "Para saber mais: criação de relacionamentos e cardinalidade na modelagem de dados", diz que a direção da seta no modelo lógico indica a dependência entre as entidades, e que, geralmente, as setas partem da entidade dependente (ou entidade fraca) para a entidade independente (ou entidade forte).

Porém, em um vídeo anterior a esse artigo, o professor apresenta o oposto: a seta parte da entidade independente para a entidade dependente.

Qual é o correto ou o mais utilizado?

1 resposta
solução!

Oi, Arthur! Tudo bem?

Quando falamos de diagramas de entidade-relacionamento (ER), a direção das setas pode mostrar coisas diferentes, como dependência ou cardinalidade. Mas a direção da seta, vai depender principalmente da notação empregada, que neste caso, o instrutor utilizou o inverso. Mas, em geral, é mais comum encontrar a seta saindo da entidade que depende para a que é independente.

Vale lembrar que a seta também pode indicar como as entidades se relacionam em termos de cardinalidade, como um-para-um ou um-para-muitos. Nesses casos, a direção pode ser menos importante que os símbolos que mostram a quantidade. À medida que você avança nas aulas podemos ver que a cardinalidade terá uma maior relevância para indicar como as entidades se relacionam, do que a direção da seta em si.

Arthur, obrigada por trazer essa análise, essa observação será levada em consideração para o aperfeiçoamento do curso.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado