Bom dia Mirany :)
As fontes serifadas de maneira bem simples são aquelas fontes em que todas as suas letras possuem aquela pequena "perninha" nas bases da letra, esta características tras algumas vantagens para a leitura em material impresso, como guiar a leitura do usuario ou em artes com fontes grandes em que esta característica é bem vísivel e compoe a peça.
Já as fontes sem serifa são as fontes em que a letra não possui esta pequena "perninha". Um tipo de fonte mais usada para materiais digitais, com texto pequenos.
Eu entendo sua dúvida, por que existem fontes que possuem essa "perninha", mas note que dentro da anatomia da letra esxiste a aste e informações que podem parecer um pouco com o que seria a serifa, mas se você notar a fonte como um todo não são todas as letras que possuem esta "perninha".
No caso das humanistas é exatamente este o caso, para parecer mais próxima da letra criada manualmente existe esta pequena extensão orgânica de algumas letras, mas não é exatamente a serifa e sim uma forma de tentar trazer uma forma mais orgânica da letra, se você notar não é uma regra possuir esta extensão, a letra a** é uma que normalmente vai receber esta perninha porém não é uma serifa e sim uma característica da letra de forma individual, se você ver a letra **m ela não possui esta pequena extensão.
As serifas são características que serão vistas em todas as letras da familía tipografica serifada.
As sem serifas não vão possuir esta características, mas letras individuais podem possuir algum elemento visual que lembra a serifa, mas na verdade não é a serfia propriamente dita.
Deu para entender melhor?
Um abraço ^^