Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Será essa afirmação correta?

public class Conta { 
    double saldo = 100;
    int agencia; 
    int numero; 
    Cliente titular = new Cliente();

É dito o seguinte: "No nosso projeto não é uma opção muito interessante, pois toda a conta tem de ser associada à um cliente novo, banindo a possibilidade de um cliente ter duas contas, por exemplo. Porém, em muitos casos, essa é uma alternativa interessante."

diz que não há a possibilidade de um cliente ter duas contas, mas se por exemplo eu dizer quer:

Conta minhaConta1 = new Conta();
Conta minhaConta2 = new Conta();

Cliente lucas = minhaConta1.titular;  //crio uma referencia que tem como valor  
                                      //o mesmo que a referencia titular

minhaConta2.titular = lucas; // entao digo que a referencia titular da conta 2 
                                //tem o mesmo valor da referencia lucas que tem 
                                //como valor a referencia titular da conta 1
                                //ou seja, o mesmo cliente

posso declara dessa forma ou simplesmente fazendo algo mais direto:

minhaConta1.titular = minhaConta2.titular;

Fiz os testes aqui e constatei que as contas são diferentes mas que são acessadas pela mesma referencia, que seria no caso o mesmo cliente, isso se eu quisesse dizer que posso ter 2 contas ou mais por cliente.

Então eu fiquei em duvida se a afirmação de vocês esta realmente correta, pq pelo meu ponto de vista da pra atribuir ao mesmo cliente contas diferentes simplesmente atribuindo o valor da variável de referencia que acessa o objeto cliente a uma variável de referencia em comum para ser utilizado nas duas contas, ou atribuindo o valor da referencia titular de uma conta a outra.

2 respostas
solução!

Oi Lucas, você ta certo. O intuito da explicação era focar em um cliente por conta, mas você foi além e explorou outras possibilidades :). Está super certo.

Obrigado pela resposta, eu precisava saber se o que fiz realmente estava certo, um bom dia pra vc. :)