2
respostas

Ser líder e/ou tornar-se líder

De fato algumas pessoas nascem com aptidões para serem líderes, os líderes natos, que vão fazer alguns ajustes e se desenvolverem na carreira, já tem uma vocação à liderança e clareza do seu papel, exalam liderança. Pessoas que numa conversa, em meia dúzia de palavras, por sua desenvoltura automaticamente vemos que é um líder. Acredito também no potencial das pessoas em desenvolverem as habilidades necessárias por meio de muito empenho e busca de conhecimento e se tornarem líderes. No meu caso, nunca me vi como um líder, mas percebi que tenho muitos atributos que talvez me favoreçam a buscar cargos de liderança e estou trabalhando focado nessa direção. Após uma análise sincera e criteriosa encontrei minha missão pessoal que me define como alguém que quer ser um facilitador, ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, ser um instrumento de apoio para resolver os problemas, gosto de me ver como parte da solução. Então por quê não aprimorar e buscar uma liderança para ajudar ainda mais pessoas? Não se trata de querer um "cargo" de chefia, mas sim me posicionar onde consiga colocar o meu melhor à disposição da maioria das pessoas possível, e contribuir para extrair o que há de melhor em cada indivíduo! É missão, não somente posição! Para mim qualquer líder que pense diferente disso precisa repensar sua missão e sua liderança!

2 respostas

Olá Joel, tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas ideias e percepções conosco! Sua contribuição é fundamental para o crescimento da nossa comunidade na Alura. Continue empenhado e não hesite em retornar ao fórum sempre que tiver dúvidas ou quiser compartilhar mais insights.

Abraços e bons estudos!

Gostei, o texto apresenta uma reflexão interessante sobre a liderança, combinando a ideia de que algumas pessoas possuem aptidões naturais para liderar com a crença de que a liderança pode ser desenvolvida através do esforço e do aprendizado.