Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sempre devemos nos basear nas Heurísticas de Nielsen?

Acabei de ler o artigo na Alura sobre as Heurísticas de Nielsen, logo após terminar a seção sobre ela e o Jakob Nielsen. Achei muito incrível toda essa parte, pago para ver como foi a criação disso na lata, em tempo real, deve ter sido muita dor de cabeça.

Mas enfim, existe algum momento que seria 'errado' se basear nas Heurísticas? Pergunta bem leiga mesmo, na minha concepção basicamente todo sistema e tela deveria passar por elas, mas tem alguma excessão?

4 respostas
solução!

Oi, Rafael, tudo bem?

Então, as heurísticas não são regras, elas são bons padrões de UX que podemos usar para melhorar a usabilidade de um produto

O recomendado é usar, sempre que possível, mas há aquelas exceções que fica difícil utilizar uma ou outra heurística por causa de algum impedimento do negócio ou viabilidade técnica

Mas elas estão aí para serem utilizadas e aproveitadas nos seus trabalhos =)

Obrigado pela resposta! Era mais uma pergunta pela curiosidade mesmo, as heurísticas deviam ser regras fundamentais em todo local de trabalho! Enfim, obrigado novamente! :D

Interessante, acho que praticar a ideia central das heurística seja benéfico em locais de trabalho sim

Uns exemplos legais seriam diminuir informações excessivas, que poderia estar no "design minimalista", ou mesmo que o local de trabalho tenha uma agenda que mostre tudo o que o time está fazendo no momento, isso poderia ser o "visibilidade do status"

Por mais que seja uma pergunta diferente, acho que faz sentido pensar em como aplicar heurísticas fora do mundo dos produtos

Super interessante isso! :D