Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sempre devemos criar o objeto com a referencia da classe mãe?

Pessoal, tudo bem?

Como boa pratica, sempre devemos criar o objeto com a referencia da classe mãe? Ou pelo menos, na maioria das vezes devemos criar com a referencia da classe mãe ? Como normalmente os códigos JAVA são escritos?

OBS: Conseguir entender bem sobre o polimofirmo e fazer todos os exercícios.

2 respostas
solução!

Olá Leonardo, tudo bem?

É uma boa prática criar objetos com a referência da classe mãe quando não precisamos de funcionalidades específicas das classes filhas. Isso permite maior flexibilidade na implementação e na manutenção do código, pois se precisarmos substituir uma classe filha por outra no futuro, podemos fazer isso sem ter que mudar a estrutura do código.

Por exemplo, se tivermos uma classe mãe "Animal" e classes filhas "Cachorro" e "Gato", podemos criar um objeto "Animal" para representar um animal qualquer e depois atribuir a ele um cachorro ou um gato, dependendo da necessidade do momento. Isso nos permite escrever um código mais genérico e reutilizável.

Porém, em algumas situações pode ser necessário criar objetos com a referência das classes filhas. Por exemplo, se precisarmos chamar métodos específicos de uma classe filha que não existem na classe mãe. Nesse caso, é importante lembrar que devemos usar a referência da classe mãe apenas quando ela for suficiente para representar o objeto. Caso contrário, devemos usar a referência da classe filha.

Ou seja, é boa prática criar objetos com a referência da classe mãe sempre que possível, mas em algumas situações pode ser necessário criar objetos com a referência das classes filhas. A escolha deve ser baseada na necessidade específica do momento.

Obrigado!