1
resposta

Sem comunicação com o banco

Olá pessoal,

Estou quebrando a cabeça a mais de uma hora pois não consigo fazer a aplicação conectar com o banco através do sistema-configmap.yaml.

Quando acesso a página da Web continua com aquele erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E quando tento colocar o login e senha traz o seguinte erro:

Eu li em uma das threads no forum que pode ser um problema de DNS, então no arquivo sistema-configmap.yaml, eu alterei o HOST_DB para o IP do serviço do banco.

apiVersion: v1
kind: ConfigMap
metadata:
  name: sistema-configmap
data:
  HOST_DB: 10.103.37.49:3306
  USER_DB: root
  PASS_DB: qwerty
  DATABASE_DB: empresa

Utilizando o comando kubectl get all -o wide consigo pegar o IP do pod svc-db-noticias e coloco no HOST na porta 3306.


NAME                           TYPE        CLUSTER-IP       EXTERNAL-IP   PORT(S)        AGE    SELECTOR
service/kubernetes             ClusterIP   10.96.0.1        <none>        443/TCP        141m   <none>
service/svc-db-noticias        ClusterIP   10.103.37.49     <none>        3306/TCP       93m    app=db-sistema
service/svc-portal-noticias    NodePort    10.107.121.217   <none>        80:30000/TCP   135m   app=portal-noticias
service/svc-sistema-noticias   NodePort    10.108.180.253   <none>        80:30001/TCP   103m   app=sistema-noticias

Só que mesmo assim, o banco não vincula! Ele continua com aquele problema.

Alguém consegue me dar uma ajuda? Já quebrei muito a cabeça e não consegui sair daqui :(

1 resposta

Oi Nícolas, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Vi que você finalizou o curso, que ótimo! Mas irei dar dicas do que poderia fazer:

Pelo que entendi, você já tentou alterar o HOST_DB para o IP do serviço do banco, mas ainda assim o banco não está vinculando corretamente.

Uma possível solução para esse problema pode ser verificar se o serviço do banco de dados está funcionando corretamente. Você pode usar o comando kubectl describe service svc-db-noticias para verificar se o serviço está em execução e se o IP está correto.

Além disso, é importante verificar se as configurações do banco de dados estão corretas no arquivo sistema-configmap.yaml. Certifique-se de que o nome do usuário, senha e nome do banco estejam corretamente definidos.

Outra possível causa para o problema pode ser a configuração de rede do Kubernetes. Verifique se não há nenhum problema de DNS ou firewall que esteja impedindo a comunicação entre os pods.

Caso nenhuma dessas soluções resolva o problema, seria interessante verificar se há algum log de erro ou mensagem de erro mais detalhada que possa ajudar a identificar a causa do problema. Você pode usar o comando kubectl logs <nome_do_pod> para verificar os logs do pod e identificar possíveis erros.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software