Atualmente o redux avisa, não sei se por conta do meu Redux Dev Tools ou por causa das configurações básicas do navegador, mas tem um warning avisando que é necessário fazer o seletor memoized, conforme descrito na documentação do redux https://redux.js.org/usage/deriving-data-selectors.
Isso acontece por conta das atualizações/re-renderizações desnecessárias que o useSelector da forma como foi implementado no index.js do componente de Categoria gera. Dado esse quadro eu fiz o seguinte:
- Criei um seletor próprio com createSelector que recebe o input selector, no caso do items usado em categoria, dentro do itens.js dentro da store/reducers:
const items = (state) => state.items;
export const itemsFilteredSelector = createSelector(
[items, (items, categoryName) => categoryName],
(items, categoryName) =>
items.filter((item) => item.category === categoryName)
);
Esse seletor tem a mesma função do useSelector, fazendo o filter necessário. Ele recebe o próprio estado (items) e o prompt externo (categoryName).
O primeiro argumento da função que retorna categoryName dentro do createSelector pode receber tanto _
como o próprio items, pois ela não é usada, mas não funciona sem esse primeiro argumento. Se alguém souber o motivo, adoraria entender.
- A implementação dentro do index.js de Categoria ficou assim:
function CategoryPage() {
const { categoryName } = useParams();
const items = useSelector((state) => {
return itemsFilteredSelector(state, categoryName);
});
return (
<div>
<Header />
<div className={style.items}>
{items?.map((item, index) => (
<Item key={index} {...item}>