Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Segurança para publicar soluções com JPA no github

Pessoal, bom dia!

Há pouco criei o hábito de publicar cases de estudos no github a fim de reforçar os conhecimentos e criar um portfólio. Minha dúvida é, qual é a solução mais adequada para publicar um projeto com JPA? Pergunto isso pois creio que é arriscado publicar o arquivo persistence.xml, cujo o qual contém as chaves de acesso aos bancos de dados utilizados pelo projeto.

Obrigado pela ajuda desde já!

2 respostas
solução!

Boa tarde Fellipe. Nesses casos, geralmente adoto o padrão de salvar configurações sensíveis num arquivo de configuração. Um exemplo com Spring Boot, seria ter um "application.properties" que não é commitado e nele teria os dados de conexão real. No nodeJS, comumente usamos o famoso ".env", que também fica no ".gitignore".

Ou seja, para cada arquivo de configuração, teriamos um ".env.example", com valores vazios e commitado, para que quem pegue esse projeto, possa preencher com seus próprios valores, entendes?

A ideia é essa, bem simples, 2 arquivos, um commitado (valores vazios) e outro apenas na sua máquina, com valores preenchidos. Tem um artigo que pode te explicar mais a fundo caso queira: https://dev.to/mojemoron/the-environment-variables-pattern-4dai

Obrigado pela sugestão, José!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software