// variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;
let raio = diametro /2;
// variaveis da velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha =6;
let colidiu = false;
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//variaveis da raquete1
let raqueteComprimento = 90;
let raqueteLargura = 10;
let yRaquete = 150;
let xRaquete = 5;
// variaveis raquete 2
let raquete2Comprimento = 90;
let raquete2Largura = 10;
let yRaquete2 = 150;
let xRaquete2 =585;
let velocidadeYRaquete2;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete); mostraRaquete2(xRaquete2,yRaquete2);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete(); verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete,yRaquete); movimentaRaquete2();
verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete2,yRaquete2); incluiPlacar();
marcaPonto(); };
// Draw a circle at location (30, 30) with a diameter of 20.
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha > width || xBolinha<0){
velocidadexBolinha *= -1 }
if (yBolinha> height || yBolinha < 0){
velocidadeyBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteLargura, raqueteComprimento);
}
function mostraRaquete2(x,y){
rect(x, y, raquete2Largura, raquete2Comprimento);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; }
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; }
};
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio < yRaquete + raqueteLargura
&& yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadexBolinha *= -1
raquetada.loop();
}
}
function verificaColisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento,raqueteLargura,xBolinha,yBolinha,raio);
if(colidiu){
velocidadexBolinha *=-1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaquete2(){
velocidadeYRaquete2 = yBolinha - yRaquete2 - raqueteComprimento /2 - 30; yRaquete2 += velocidadeYRaquete2;
}
//placar do jogo
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textSize(16);
textAlign(CENTER)
fill(color(255,140,0))
rect(130,10,40,20)
fill(255)
text(meusPontos,150,26);
fill(color(255,140,0))
rect(445,10,40,20)
fill(255)
text(pontosOponente,465,26); }
function marcaPonto(){
if(xBolinha < 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}