Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Se eu uso IF num boolean num método da CLASSE, necessariamente tenho que usar o IF no main quando for usá-la?

class Conta {
    // ... outros métodos e atributos ...

    boolean saca(double valor) {
        if (this.saldo < valor) {
            return false;
        }
        else {
            this.saldo = this.saldo - valor;
            return true;
        }
    }
}

necessariamente tenho que usar um IF no main também? por exemplo aqui:

minhaConta.saldo = 1000;
if (minhaConta.saca(2000)) {
    System.out.println("Consegui sacar");
} else {
    System.out.println("Não consegui sacar");
}

poderia me explicar melhor essa parte? obrigada!

5 respostas
solução!

Olá Taina . No método main você não deve usar o IF pois quando você construiu o método saca dentro da classe Conta você utilizou o IF para demonstrar o que o método irá fazer. Dentro do médoto main você irá apenas chamar o método saca pelo nome , EX: minhaconta.saca(3000).

Você pode usar o System.out.printl( " "); dentro do método saca na classe Conta sem problemas .

Espero ter ajudado com minha humilde opinião .

Perfeito!

Obrigada :) entao ao invés do return false ou true eu poderia usar o System.out ? Daria o mesmo?

De nada :)

Sim. Você pode colocar no lugar do "return true ou false" a classe System.out.println mas para você utilizar o System você terá que alterar o tipo de retorno do método. Por exemplo : o método "SACA" é do tipo boolean então ele deve retornar um boolean obrigatóriamente, nesse caso true ou false. Para você utilizar o System.out.println você deve alterar o método "SACA" para "void".

Bons estudos para nós ,futuros desenvolvedores ;) Qualquer coisa que precisar estamos a disposição !!!

obrigada. mas o void não retornaria nada, correto? e o meu objetivo do system seria retornar

Sim com certeza , o void não retorna nada mas o System.out.println não é considerado o retorno do método . Ele é considerado apenas como a impressão de uma mensagem na tela para o usuário.

Todos os retornos dos métodos serão precedidos da palavra"return" .

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software