Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Scrum nos Projetos

Professor,

São duas perguntas:

1) você já usou ou usa Scrum em seus projetos ?

2) já aconteceu de você, dentro dos sprints, ter que redimensionar custos ou prazos em seus projetos ?

Obrigado

4 respostas

Ola Marcelo,

Eu atualmente utilizo Scrum no projeto em que trabalho, faz alguns anos ja. E ja ocorreu algumas vezes, de nos depararmos com algumas tarefas que eram muito maiores do que imaginávamos, neste caso gosto de manter uma conversa com o nosso PO, para que ela saiba o que esta acontecendo, e assim podemos decidir juntos se é melhor dar prioridade a esta tarefa, que será demorada, fazendo com que outras tarefas da Sprint não sejam concluidas, nesta Sprint, ou se tiramos esta tarefa "gigante" da Sprint e na seguinte ela entraria.

Sobre o custo, nosso projeto é um sistema interno da empresa, então não mensuramos o custo efetivamente de cada tarefa. Mas pontuamos por dificuldade, mais para saber quanto de tarefas iremos pegar naquele Sprint. Eventualmente erramos, mas ainda assim ajuda bastante, para não pegarmos tarefas demais.

Espero ter ajudado.

Eric,

Mas a questão de redestribuição de tarefas entre os sprints é bem tranquila.

Queria mesmo saber é se já aconteceu de aumentar o PRAZO TOTAL do projeto em virtude de algo ?

Obrigado.

O Scrum não fala nada explicitamente de prazo total do projeto ou de custo total do projeto. Pois isso é algo que vem de antes do Scrum. Uma maneira de diminuir este problema é a "criação" de contratos menores, por exemplo, mes a mes. Assim o cliente e a empresa podem redefinir a cada mes, se iram mexer no prazo ou no custo projeto, mas mexer nestes valores é sempre uma questão bem delicada pois ao fazer isso acabamos mexendo ou na qualidade ou no escopo do projeto. Normalmente em um contrato definimos bem o escopo, prazo, custo e qualidade do projeto, mas o que acaba ocorrendo, em projetos tradicionais, é que se é necessário alterar o escopo, prazo ou custo do projeto as pessoas sempre diminuíam a qualidade. A galera de agilidade defende a ideia de fixar a qualidade, e sempre que for necessário alterar alguma coisa, altere o escopo, se você quer algo mais rápido, altere o escopo, se você quer mais coisas, altere o prazo.

solução!

Pois é. Mas contratos na vida real são regidos por prazos. Ainda que o Scrum não contemple (?) isso em seus métodos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software