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Scrum Master "virtual"

Olá, as funções de Scrum Master poderia ser dividido entre time e P.O. ?

Por exemplo, na Daily alguém do time faria as funções do Scrum Master. Na resolução de impedimentos e outras facilitações, aí o P.O. faria isto.

Alguém já teve essa experiência em ter um Scrum Master "virtual"? Obrigado.

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Acredito que não é viável.. Pois sobrecarregaria qualquer outro membro da equipe, devido a quantidade de tarefas que o mesmo exerce.

Att.

solução!

Oi Luciano,

é realmente não recomendado que o Product Owner faça o papel de resolução de impedimentos ou facilitações. Ele já tem um foco claro: pensar em como fazer o produto ser o melhor possível e isso não é pouca coisa. Acumular ainda as tarefas do Scrum Master tornaria praticamente impossível que ele faça ambos os trabalhos bem.

É o drama comum dos Gerentes de Projeto tradicionais: como eles têm que tratar dessas duas partes, ficam sobrecarregados e usualmente acabam tendendo a resolver um ou o outro, mas não ambos.

Além disso, a principal função do Scrum Master é educar as pessoas envolvidas e comprometidas com o projeto sobre o processo e, para isso, precisa ficar de olho em falhas ou demonstrações de não entendimento de alguma prática ou de agilidade em si. Esse trabalho requer acompanhar o time (desenvolvedores e PO) constantemente, com foco no processo.

É mais comum encontrarmos times que amadureceram seu entendimento de Scrum e a liberdade para resolução de empecilhos a ponto de eliminar completamente a necessidade do papel, do que times que tiveram sucesso tentando misturar as duas coisas.

Faz sentido?

Certo, fiquei imaginando um time já encaixado nas cerimônias do Scrum e se auto-resolvendo ao ponto do papel do Scrum Master ficar pequeno, por isso, alguma coisa que sobrasse desse papel poderia ser acrescentada ao P.O. .

Isso que pensei vai ao encontro do que escreveu no último parágrafo.

Obrigado.

Minha contribuição:

Entendo que a existência de mais de uma papel em métodos ágeis pode descaracterizá-lo pois o ônus da administração desses papéis pode reduzir a agilidade da equipe com discussões improdutivas relativas a que papel se está exercendo ou se exerceu.