Oi Luciano,
é realmente não recomendado que o Product Owner faça o papel de resolução de impedimentos ou facilitações. Ele já tem um foco claro: pensar em como fazer o produto ser o melhor possível e isso não é pouca coisa. Acumular ainda as tarefas do Scrum Master tornaria praticamente impossível que ele faça ambos os trabalhos bem.
É o drama comum dos Gerentes de Projeto tradicionais: como eles têm que tratar dessas duas partes, ficam sobrecarregados e usualmente acabam tendendo a resolver um ou o outro, mas não ambos.
Além disso, a principal função do Scrum Master é educar as pessoas envolvidas e comprometidas com o projeto sobre o processo e, para isso, precisa ficar de olho em falhas ou demonstrações de não entendimento de alguma prática ou de agilidade em si. Esse trabalho requer acompanhar o time (desenvolvedores e PO) constantemente, com foco no processo.
É mais comum encontrarmos times que amadureceram seu entendimento de Scrum e a liberdade para resolução de empecilhos a ponto de eliminar completamente a necessidade do papel, do que times que tiveram sucesso tentando misturar as duas coisas.
Faz sentido?