Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Scrum em sala de aula

Olá Pessoal, tudo bem?

Sou docente e ministro aula também à Jovens Aprendizes que atuam em multinacionais e Startup´s. Pensei em realizar um treinamento básico sobre Scrum aos meus aluno(a)s e realizar com a turma um experimento prático de Scrum. Nesse sentido, divido algumas dúvidas para Instrutores e Colegas do fórum:

  1. Os jovens aprendizes de uma organização também poderiam ser entendidos como Desenvolvedores no Scrum? Isso geralmente fica claro a eles?

  2. Como esse público (jovens aprendizes) poderiam ampliar conhecimentos em relação à metodologias ágeis, de modo a enriquecerem o processo e sentirem-se participantes da construção de um projeto numa organização?

  3. Para elaboração do que estou chamando de um "experimento de Scrum" numa sala de aula de 30 alunos acreditam ser viável a divisão de grupos menores (07 a 10 pessoas), de modo que fossem simulados os três papéis envolvidos no Scrum (grupo de desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master) diante de um projeto previamente formulado pela docente (como a elaboração de uma festa de fim de ano, por exemplo)?

  4. Algum colega ou Instrutor já aplicou algo similar com equipes de treinamento? Se sim, se importaria de trocar ideias e compartilhar o case?

Muito obrigada pela atenção. Abraços.

3 respostas
solução!

Caroline, iniciativa bem legal. Vou dar a minha visão sobre isso.

Os jovens aprendizes de uma organização também poderiam ser entendidos como Desenvolvedores no Scrum? Isso geralmente fica claro a eles? Você pode dar essa visão para eles, mas isso só faz sentido se eles estiverem envolvidos em algum projeto Ágil. Como eles ainda estão adquirindo experiência profissional eles executam tarefas, simples, dentro da organização. Se for fazer uma analogia eles seriam sim o time de desenvolvimento, responsáveis por executar as tarefas da Sprint. Vai ficar claro se você fizer a comparação entre o que eles fazem e a equipe de desenvolvimento. Se disser que eles são a equipe de desenvolvimento eles talvez não entendam pq não conhecem bem o Scrum e seus papéis.

Como esse público (jovens aprendizes) poderiam ampliar conhecimentos em relação à metodologias ágeis, de modo a enriquecerem o processo e sentirem-se participantes da construção de um projeto numa organização? Sim. Até mesmo porque eles estão indo para empresas que muitas vezes nem tem conhecimento ou aplicação de Ágil. Dar esse conhecimento para eles é mais um diferencial que eles podem apresentar. Melhor, eles podem ter a oportunidade em explorar o Ágil em áreas que não a de desenvolvimento. Como aplicar Scrum em um RH, ou um departamento de marketing, etc.

Para elaboração do que estou chamando de um "experimento de Scrum" numa sala de aula de 30 alunos acreditam ser viável a divisão de grupos menores (07 a 10 pessoas), de modo que fossem simulados os três papéis envolvidos no Scrum (grupo de desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master) diante de um projeto previamente formulado pela docente (como a elaboração de uma festa de fim de ano, por exemplo)? Dica, o Scrum Guide fala entre 3 e 9 pessoas. Isso já daria um ar de seriedade ao experimento. A ideia da festa é legal. Pode pedir para que eles construam alguma coisa, ou pelo menos falem como construiriam dividindo em tarefas. Pode dar para eles blocos de montar e pedir para fazerem algo, tipo em um minuto. Exemplo: quero ir do ponto A ao ponto B, construam algo que me faça ir até lá. Deixar a imaginação deles correr.

Excelente Ronald ;) Já tomei nota de suas sugestões. Colocarei o projeto em prática em breve e discutirei com a turma suas colocações. Muito obrigada pela resposta. Abraços!

Excelente explicação