1
resposta

SAP MELHORIAS X SAP ROLLOUT

Fico na dúvida sobre o projeto adotado ser um projeto de melhoria de fato e não um projeto de rollout e sobre a origem do projeto, ou seja, o ponto de partida.

Entendo que, se o cliente traz uma solicitação de estudo para evolução/resolução do gap de entregas existentes para empresas de outras regiões, caberia uma proposta de MELHORIA de processo e para isso poderia haver a indicação de abertura de novos CDs ou armazéns para redistribuição, seja recebendo do CD central e redistribuindo as lojas, ou recepcionando diretamente do fornecedor/fábrica e servindo como um CD de fato para as regiões em que serão instalados.

Porém, em ambos os cenários, será necessário adoção de sistema de estoque, WMS e, consequente, emissão de NFe e CTE, correto? A partir desse ponto me surgem algumas dúvidas. Trata-se de melhoria devido ao fato de não haver uma estrutura completa de filial, apenas a adoção de módulos de estoque e WMS? Mas o fato de se caracterizar um CD que recebe mercadoria (em caso de recepção direta) não o obriga a dar entrada nas notas, assim como o Armazem deveria dar entrada na nota de transferência de mercadoria? A adoção de tantos módulos não carcaterizaria um projeto de rollout? E finalmente, a proposta de adoção de novos CDs parte de um Gerente de Projetos ERP e não da diretoria ou consultor de negócios, apenas agregando um novo projeto ERP?

Embora o case tenha ficado claro, me surgiram muitas dúvidas nesse sentido.

1 resposta

Olá, Marlon! Tudo bem?

Primeiramente, pedimos desculpas pela demora para retornar a sua dúvida, neste período enfrentamos uma grande demanda de perguntas no fórum.

Sua dúvida é muito pertinente e explora de maneira aprofundada o exemplo apresentado em aula. No meu entendimento, o principal fator que faz este projeto ser classificado como de melhorias, e não de rollout, é o fato de que o novo CD não configura uma nova filial da empresa. Desta forma, novos centros de distribuição auxiliariam a melhorar o processo logístico da empresa, mas não expandiriam o negócio como um todo para novas localidades, o que de fato demandaria um projeto de rollout de todo o sistema SAP da matriz para as novas unidades. No caso dos CDs especiais, a empresa busca melhorar o processo de abastecimento das lojas que ficam mais distantes.

Sobre suas dúvidas:

"Porém, em ambos os cenários, será necessário adoção de sistema de estoque, WMS e, consequente, emissão de NFe e CTE, correto?"

Sim, será necessário aderir a módulos para gerenciamento de estoque, emissão de notas e outras operações logísticas necessárias para a operação do CD.

"Trata-se de melhoria devido ao fato de não haver uma estrutura completa de filial, apenas a adoção de módulos de estoque e WMS?"

É isto mesmo, como não há uma nova filial, o projeto não se caracteriza como rollout.

"Mas o fato de se caracterizar um CD que recebe mercadoria (em caso de recepção direta) não o obriga a dar entrada nas notas, assim como o Armazém deveria dar entrada na nota de transferência de mercadoria? A adoção de tantos módulos não caracterizaria um projeto de rollout?"

Não se caracterizaria como rollout, pois mesmo que este novo CD demande muitos módulos do sistema SAP, não irá demandar o sistema completo como seria necessário caso se tratasse de uma nova filial.

"E finalmente, a proposta de adoção de novos CDs parte de um Gerente de Projetos ERP e não da diretoria ou consultor de negócios, apenas agregando um novo projeto ERP?"

Entendo que a adoção de um novo centro de distribuição possa partir da alta administração da organização, pois é uma decisão estratégica, que deve ter respaldo da diretoria, e por pessoas que tenham ampla visão e conhecimento do negócio da empresa. Porém, mesmo partindo da diretoria ou consultores de negócio, quem será responsável por gerenciar o projeto em si deve ser um Gerente de Projetos (ou Gerente de T.I, dependendo da estrutura da organização) que tenha conhecimento de projetos ERP, neste caso conhecimento no sistema SAP.

Para ampliar ainda mais o conhecimento e debate sobre os diferentes projetos SAP, recomendo a leitura nestes artigos:

Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraços e bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software