2
respostas

Roteiro para entrevista

Usei o Google Forms para criar um pequeno questionário para clientes já existentes de uma empresa de higienização de piscinas, que está pensando em criar um aplicativo por onde o cliente poderá agendar e pagar online pelos serviços prestados, entre outras funcionalidades. O APP está sendo pensado para facilitar a vida do cliente e trazer maior organização para a empresa.

Aqui estão as questões que coloquei por enquanto no questionário

  1. Primeiro nome
  2. Idade
  3. Você tem familiaridade com o uso de aplicativos para celular? (múltipla escolha)
  4. Você costuma realizar pagamentos através de aplicativo? (múltipla escolha)
  5. Quantas vezes por semana você desfruta de horários de lazer em casa?
  6. Você vive sozinho? (múltipla escolha)
  7. Em quais horários você costuma estar em casa?
  8. Qual sua opinião sobre, no futuro, conseguir realizar agendamentos e pagamento de nossos serviços através de um aplicativo da empresa?

Abaixo segue o link da pesquisa

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_Ve7vUj_lVU7vcXkne-UC2m-MeJTOEvNWiR8EQ5IHLFzj1A/viewform?usp=sf_link

2 respostas

Oi, Tais, tudo bem?

Parabéns por finalizar essa atividade, planejar e executar pesquisas são tarefas complexas mas super importantes no contexto de UX

Vou te passar alguns pontos de melhoria pra pesquisa, ok?

1) Por qual motivo você pede o nome e a idade do usuário? Talvez a idade seja importante para mapear e diferenciar o usuário, mas muitas pessoas se sentem desconfortáveis em ter que enviar informações pessoais a terceiros. Por isso pense bem se essas infos são necessárias e deixe claro como esses dados serão utilizados

2) A pergunta "Quantas vezes por semana você desfruta de horários de lazer em casa?" fica muito vaga, você pode especificar o tipo de lazer para que o usuário se situe melhor. Por exemplo, pra mim estar estudando um curso pode ser lazer, mas essa informação pode não ser tão eficiente pra você, já que o foco da sua pesquisa é para uma empresa de piscinas

3) As perguntas "Você vive sozinho? " e "Em quais horários você costuma estar em casa?" são um pouco invasivas e podem gerar uma interpretação ruim, por exemplo, alguém pode ficar com medo de responder por achar que vão invadir sua casa. Nesse caso, explique melhor o porquê você quer essa informação.

A segunda poderia ficar: "Em quais horários você costuma estar em casa e que sejam bons para a realizar da higienização das suas piscinas?"

4) Na ultima questão, mesmo que seja pra um momento futuro, você pode simplificar ela e deixar assim: "Qual sua opinião sobre a realização de agendamentos e pagamento dos nossos serviços por meio de um aplicativo da empresa?"

Espero ter ajudado, bons estudos

Oi Maria, muito obrigada pelas dicas!

Pois então, a empresa é da minha amiga, juntamente com a mãe e um outro empregado eles fazem este serviço de higienização. Quando fiz o formulário me baseei no fato de que quem irá responder são clientes já de muitos anos, por isto pensei em fazer perguntas mais diretas sobre a rotina deles(mas realmente lendo suas dicas eu percebi que o tom de algumas ficou invasivo), e assim pensar em como direcionar melhor alguns pontos do possível APP. Pensei em perguntar o nome porque assim saberíamos quem é o cliente que está opinando, conhecendo melhor ele.