No meio público as demandas costumam chegar pelas chefias que são pressionadas a resolvê-las. São trazidas por diversos entes e pessoas que interagem com o serviço público. Numas dessas demandas um agente normativo determinou se operasse um melhor controle sobre convênios realizados entre instituições cooperantes entre si. Apenas para exemplificar, uma instituição pública pode se desfazer de um bem que para ela não tenha mais serventia, mas que para outra tem e o bem pode ter sua vida útil estendida o que maximiza a utilização do bem público. Para tudo possa ocorrer de forma transparente, justa e regular cabe a celebração de convênio para regular a atuação de cada ente de forma a estabelecer obrigações e direitos de cada partes. Os convênios são muitos. Assim o desenvolvimento de uma aplicação ou sistema para auxiliar na tarefa gerenciá-los necessita de algumas questões a serem respondidas. Uma entrevista inicial poderá exigir respostas às seguintes questões :
1 - Qual a sistemática hoje para gerir convênios? 2 - Por que cadastrar convênios? 3 - Que informações precisam ser salvas? 4- Quem são os clientes do sistema? 5- Quem são os atores? 6- Que relatórios são necessários? 7 - Que níveis de acesso não necessários entre os clientes e atores? 8 - Qual deve ser a disponibilidade do sistema? 9 - Haverá algum tipo de cálculo no sistema? 10 - O sistema requer algum nível de segurança ? 11 - Que normas ou legislações o sistema deve atender?
Cada questão pode estar num "post it" e certamente ajudará a visualizar melhor a demanda do USUÁRIO DEMANDANTE.