Fala José, tudo certo?
Essa é uma ótima pergunta!
Existem empresas em que o briefing e roteiro vem super definidos e bem resolvidos e nestes projetos essas questões pode não ser tão relevantes. Em contra partida existem projetos em que essa documentação de pré-produção é mais vaga, fazendo com essas decisões fiquem mais na mão de quem estiver editando mesmo. Então eu diria que a partir da sua experiencia esse feeling vai se criando, entende?
Existem casos muito comuns em que você vai receber um briefing/roteiro com muitas indicações de adição de textos, mas nem sempre isso é coerente, pois a noção de tempo que se desenvolve na escrita não é a mesma que se desenvolve editando o vídeo. O reflexo disto é que por vezes a gente pode ter muitos momentos de textos amotoados na timeline ou até mesmo o contrário que seria momentos longos sem a aparição de um letering que faça essa amarração do vídeo com a locução. Por isso, somente a pessoa que está cuidando da edição pode perceber como é a melhor forma de levar essa mensagem adiante usando o vídeo.
Como dica, eu dirira que é importante sempre se ter em mente que todo vídeo tem um ritmo que deve ser respeitado e isso acaba sendo mais importante que seguir a risca todos os letterings do roteiro. Tendo isso em mente, você deve se sentir confortavel em suferir mudanças no rumo criativo do projeto a medida que for editando-o. Além disso, é sempre bom renderizar uma prévia para mostrar suas ideias e motivações antes de gastar tempo editando minuciosamente uma versão final.
Espero ter ajudado. Bom estudos!