Observando a rede McDonald's, podemos perceber a aplicação da gestão de mudanças, que inevitavelmente passa pelo RH, o qual também atua como agente. A empresa em 2017 teve uma reestrutura no modelo de negócio, apostando no foco na qualidade dos produtos como forma de se manter atrativa e competitiva no mercado. Essa mudança exigiu alto investimento em treinamento interno e divulgação de campanhas externas, mas o resultado foi positivo. A marca conseguiu se reinventar como um restaurante de comidas mais saudáveis e menos processadas, com opções como salada e frutas no novo cardápio. Em outro artigo pesquisado, a reestruturação da comunicação interna do McDonalds é apresentada como um ponto sensível do negócio, que está sendo trabalhado com vista a criar, com o empregado, um relacionamento de valor com a marca que permaneça mesmo após a sua saída, reconhecendo a importância dela na sua formação profissional. https://www.setting.com.br/mudanca-organizacional/ https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/01/18/o-mcdonalds-por-dentro.html
É notório, na comparação do McDonalds com outras tantas empresas, que há diferença nas formas de gestão e no papel do RH em cada uma delas. Inúmeras organizações veem o RH somente como o responsável burocrático nos assuntos contábil/legal, outras ainda tentam desenhar um RH mais administrativo.
Sabemos que há diferentes visões e práticas no mundo organizacional, mas se a empresa não souber a sua missão ou onde quer chegar, ela não vai entender a necessidade de amadurecer seus processos de negócio ou implantar uma gestão de mudança.