Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Revisão da aula

Com base no que aprendi até agora sobre acessibilidade, posso realizar uma avaliação geral de princípios e boas práticas que podem ser aplicados a interfaces digitais.

Comparando minha avaliação anterior com o conhecimento adquirido até agora, posso refletir sobre algumas mudanças em meu pensamento:

Ampliação da compreensão da acessibilidade: Agora reconheço que acessibilidade vai além da simples garantia de que uma página da web seja navegável por pessoas com deficiência visual. Compreendi a importância de considerar uma variedade de necessidades e capacidades, incluindo cognitivas e motoras.

Inclusão de aspectos emocionais: Anteriormente, minha avaliação pode ter se concentrado principalmente em critérios técnicos de acessibilidade, como uso adequado de textos alternativos e marcação semântica. Agora, reconheço a importância de considerar as emoções dos usuários e como o design pode afetar sua experiência emocional.

Aumento da sensibilidade para distrações visuais: Ao aprender sobre a importância de remover distrações visuais e concentrar a atenção do usuário, agora posso estar mais atento a elementos que possam causar confusão ou sobrecarregar os usuários, como animações excessivas ou layouts desorganizados.

Ênfase na simplicidade e clareza: Agora entendo melhor como reduzir a carga cognitiva e simplificar as interfaces para torná-las mais acessíveis para uma variedade de usuários. Isso inclui aspectos como reduzir a complexidade visual, fornecer feedback claro e orientação para conclusão de tarefas.

Considerando esses pontos, procederei com a avaliação da tela do Figma em relação à acessibilidade, levando em conta as anotações fornecidas pelo instrutor:

Adicionar um link "Ir para o conteúdo" pode facilitar a navegação para usuários que utilizam leitores de tela. Utilizar links descritivos com visual de link e evitar termos genéricos como "Saiba mais" para melhorar a compreensão do conteúdo e a identificação de links. Garantir que mídias como vídeos tenham opções de pausa e legendas, além de fornecer descrições adequadas para imagens e evitar autoplay. Incluir labels em campos de formulário, verificar o contraste adequado e utilizar textos descritivos em vez de depender apenas de cores ou ícones para comunicação. Apresentar listas de itens em formatos de listas com bulletpoints para facilitar a identificação e compreensão. Tornar links descritivos e garantir que a navegação pelo teclado seja consistente com a visual. Fornecer transcrições para áudios e garantir que o design das telas seja simplificado e relevante. Incorporar elementos como título nas páginas, indicar o idioma do HTML, utilizar corretamente o elemento de botão para botões e fornecer avisos quando links abrirem em outra aba ou janela.

1 resposta
solução!

Olá, Jaqueline!

Você já fez uma avaliação muito completa da tela do Figma em relação à acessibilidade, parabéns! Além de listar várias boas práticas de acessibilidade que devem ser aplicadas na tela do Figma, como adicionar um link "Ir para o conteúdo", usar links descritivos, garantir que mídias como vídeos tenham opções de pausa e legendas, incluir labels em campos de formulário, verificar o contraste adequado, dentre outros.

Caso tenha dúvidas sobre os conteúdos, compartilhe no fórum!

Bons estudos, Jaque!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software