Durante essa aula, aprendi a identificar aspectos de acessibilidade em projetos digitais, reconhecendo que a acessibilidade vai além da conformidade com padrões de codificação e design, abrangendo a experiência geral do usuário.
Compreendi o propósito e o funcionamento do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), reconhecendo-os como um conjunto de diretrizes internacionais para tornar o conteúdo da web mais acessível para pessoas com deficiência. Isso inclui critérios específicos relacionados a percebibilidade, operabilidade, compreensibilidade e robustez.
Destaquei a importância da empatia e da alteridade ao projetar para acessibilidade, entendendo que isso envolve colocar-se no lugar dos usuários com diferentes necessidades e experiências para melhor compreendê-los e atendê-los de forma eficaz.
Aprendi a considerar a inclusão desde a fase de pesquisa, reconhecendo a importância de envolver uma ampla gama de usuários, incluindo aqueles com deficiências, para compreender suas necessidades e experiências. Isso ajuda a garantir que os produtos e serviços atendam a uma diversidade de públicos de forma significativa.
Por fim, explorei como incorporar ações de acessibilidade na fase de imersão do projeto, integrando a conscientização sobre acessibilidade em todas as etapas do processo de design e desenvolvimento. Isso inclui a educação da equipe, a realização de testes de acessibilidade e a implementação de soluções inclusivas desde o início do projeto.