Durante a aula, pude desmistificar alguns conceitos errôneos sobre acessibilidade, como a ideia de que é apenas para pessoas com deficiências físicas graves. Aprendi a reconhecer que a acessibilidade abrange uma variedade de necessidades, incluindo deficiências sensoriais, cognitivas e temporárias, e que é fundamental para garantir que todos possam acessar e usar produtos e serviços de forma eficaz.
Além disso, compreendi as barreiras de acesso mais comuns que as pessoas enfrentam, tanto físicas quanto digitais, e como podemos identificá-las para tornar nossos produtos e ambientes mais inclusivos. Também explorei tecnologias assistivas comuns, como leitores de tela, ampliadores de tela e teclados adaptativos, e como elas podem ajudar as pessoas com deficiências a interagir com a tecnologia de forma mais eficaz.
Aprendi sobre a importância intrínseca da acessibilidade, não apenas para cumprir regulamentos ou evitar processos judiciais, mas também para garantir uma melhor experiência para todos os usuários. Uma interface acessível geralmente é mais fácil de usar para todos, independentemente de terem ou não uma deficiência.
Por fim, explorei a relação entre acessibilidade e experiência do usuário (UX), entendendo como uma abordagem centrada no usuário e inclusiva pode levar a produtos e serviços mais eficazes e satisfatórios para todos os usuários.