1
resposta

Resultado dos desafios propostos pela aula!

Esses eu achei bem de boa, mas talvez eu tenha errado algo! XD

Primero a criação da Exception personalizada com a regra de negocio da aplicação:

package br.com.alura.escola.dominio.aluno.exceptions;

public class MaxTelefoneException extends RuntimeException{

private static final String MESSAGE = "Este aluno não pode ter mais do que dois telefones cadastrados";

public MaxTelefoneException() {
        super(MESSAGE);
    }
}

E assim foi a maneira como eu criei o teste unitário para a funcionalidade de adicionar numero:

@Test
    void naoDeveriaPermitirCadastroAcimaDeDoisNumerosDeTelefonePorAluno() {
        Aluno aluno = new Aluno(new CPF("123.456.789-00"), "Fulano", new Email("fulano@email.com"));

Telefone primeiroTelefone = new Telefone("00", "00000000");
        Telefone segundoTelefone = new Telefone("11", "11111111");
        Telefone terceiroTelefone = new Telefone("22", "22222222");

assertThrows(MaxTelefoneException.class, () -> {
            aluno.adicionarTelefone(primeiroTelefone.getDdd(), primeiroTelefone.getNumero());
            aluno.adicionarTelefone(segundoTelefone.getDdd(), segundoTelefone.getNumero());
            aluno.adicionarTelefone(terceiroTelefone.getDdd(), terceiroTelefone.getNumero());
        });
    }

Geralmente eu gosto de trabalhar com os termos em inglês, mas espero que tenha ficado claro para quem lê, quais as intenções de cada método!

1 resposta

Olá Guilherme, tudo bem com você?

Meus parabéns pela resolução do desafio. Seu código está correto e atende bem a proposta da atividade e além disto, o seu código está claro e de fácil compreensão. Continue com essa dedicação e empenho, colocar em prática o que estamos aprendendo é muito importante para o nosso desenvolvimento.

Não deixe de mergulhar cada vez mais em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!