Os principais gatilhos de causas de estresse em meu ambiente de trabalho são:
- Cobrança sobre algo que eu já planejei fazer.
- Falta de entendimento da outra parte, por bloqueio ou evitar diálogo e entender as sugestões que são dadas.
- Apropriação de ideias que foram sugeridas por outras pessoas.
Sempre que ocorre algo parecido com o que descrevi acima, é difícil controlar a "emoção" de nervoso, mas tento controlar a "situação" das seguintes formas:
- Busco sempre ser organizada e me adiantar em relação aos planejamentos. Por isso deixo tudo documentado em mínimos detalhes em agenda - uma prática que uso há muito tempo. Isso me ajuda muito, pois gosto de minimizar riscos no futuro, não gosto de ser cobrada por algo e depois pensar em "poxa, eu devia ter percebido antes". Então eu procuro ficar sempre um passo à frente. Isso sempre me dá margem até para trabalhar com as "urgências" que podem surgir.
- Relaxo a mente se sou cobrada por aquilo que "já estou fazendo" e procuro mostrar que cobrança não seria necessária.
- Como trabalho diretamente com muitos perfis de pessoas, as sugestões que são dadas, documento por escrito e compartilho para que possam ser aproveitadas e reconhecidas em algum outro momento, mesmo se eu percebo um bloqueio de aceitação.