1
resposta

Resposta ao tópico "Mão na Massa"

Os principais gatilhos de causas de estresse em meu ambiente de trabalho são:

  • Cobrança sobre algo que eu já planejei fazer.
  • Falta de entendimento da outra parte, por bloqueio ou evitar diálogo e entender as sugestões que são dadas.
  • Apropriação de ideias que foram sugeridas por outras pessoas.

Sempre que ocorre algo parecido com o que descrevi acima, é difícil controlar a "emoção" de nervoso, mas tento controlar a "situação" das seguintes formas:

  • Busco sempre ser organizada e me adiantar em relação aos planejamentos. Por isso deixo tudo documentado em mínimos detalhes em agenda - uma prática que uso há muito tempo. Isso me ajuda muito, pois gosto de minimizar riscos no futuro, não gosto de ser cobrada por algo e depois pensar em "poxa, eu devia ter percebido antes". Então eu procuro ficar sempre um passo à frente. Isso sempre me dá margem até para trabalhar com as "urgências" que podem surgir.
  • Relaxo a mente se sou cobrada por aquilo que "já estou fazendo" e procuro mostrar que cobrança não seria necessária.
  • Como trabalho diretamente com muitos perfis de pessoas, as sugestões que são dadas, documento por escrito e compartilho para que possam ser aproveitadas e reconhecidas em algum outro momento, mesmo se eu percebo um bloqueio de aceitação.
1 resposta

Oi Mariana,

Primeiramente, agradeço por compartilhar a sua resposta. Mesmo sendo um cenário repleto de desafios, acredito que você busca a melhor maneira possível de lidar com ele. Isso é muito importante e você está de parabéns.

Digo isso porque muitas vezes podemos entrar num círculo vicioso onde só reclamamos e nada é feito para tratar essas questões, por mais complexas que elas sejam.

Quanto ao bloqueio dos outros em fazer elogios e o caso de apropriação indevida de ideias, eu sei que é frustrante (acredite em mim, eu te entendo), mas você está no caminho certo.

O dia que entendi que isso é um problema do outro, parei de sofrer com essas coisas, incomoda e chateia, não vou negar, mas é um problema delas... O mais importante nesses casos é termos ciência dos nossos méritos e nos apropriarmos do que fizemos de bom.

Obrigada por compartilhar, é muito bom trocar figurinhas :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software