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Responsivo, adaptativo e UX

Boa tarde,

Bom... fiz o app para a formação de UX da alura, e decidi fazer a versão desktop dele também. Porém me deparei com uma questão, mas já li artigos a respeito e não consegui chegar a uma conclusão. Eu queria na versão desktop fazer um site adaptado por conta de algumas questões que vejo ser melhor em relação a UX .

A adaptação seria de conteúdo e não em relação a flutuação dos objetos em telas diferentes ( ja que não sei se existe app responsivo). Como no caso do Facebook por exemplo em que se tem o app, a versão desktop e o web mobile. No caso deixar as categorias de pratos visíveis na home em vez de fazer uma opção oculta no menu como é no app, colocar um carrossel com as receitas da semana no desktop, por exemplo. Porém não seria responsivo, ou até poderia ser, mas ai teria o site responsivo e o app como coisas independentes (sei que esta confuso mas continue lendo e não desiste de mim rsrs).

Entendo as diferenças entre design responsivo, adaptativo, Progressive enhancement e mobile-first... Mas não consegui definir se essa pratica é "errada" ou se dá mais trabalho e tal (visto que nem todos temos os mesmos recursos que o Facebook rs). Já li também sobre a necessidade de a internet ser uma coisa só, não separarmos o mobile do desktop e tal.

E como isto é visto em relação a UX? Vale a pena diferenciar o produto em prol da usabilidade?

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Boa Noite,

Vou dar a minha opinião como Webdesigner. Eu não acho legal criar um site mobile com conteúdo diferente do site desktop. Porque muitas vezes você quer acessar algo que tem no desktop e não tem para mobile e tem que clicar no checkbox "Site para Desktop", e a página carrega mó pequena no celular.

No Wikipédia por exemplo nesse ano mudou o link para páginas em outro idioma que estava lá em baixo no rodapé para o topo em um símbolo 文A . Quem disse que eu percebi? Achei que eles tiraram isso no web do mobile e fiquei chateado.

Fiquei meses colocando o site para desktop indo para o outro idioma que queria ler mais a respeito do artigo e voltando para página web mobile.

Eu amo páginas responsivas, onde o programador não precisa mudar nada para ela funcionar em web, mobile, resolução X e Y.

Eu vou além, eu acho que deveria ser responsabilidade dos navegadores pegarem a página HTML feita para desktop e transformar ela em qualquer resolução. Porque odeio também abrir páginas antigas no celular e ficar vendo tudo pequininho rsrsrs.

Se essa prática de conteúdo diferente de desktop e mobile é visto como uma má prática. Sim ela é vista como má prática embora existam sites grandes que fazem isso.

Se dá trabalho, dá sim, você tem que programar 2 vezes. E se você não trabalhar com um framework dinâmico toda vez que der manutenção na página terá que alterar 2 vezes.

Como é visto em relação a UX? O usuário é insatisfeito e exigente por natureza, ele quer que o desktop tenha os mesmos recursos de mobile e vice-versa.

Se vale a pena diferenciar o produto em pró da usabilidade? Sim vale a pena se for facilitar a vida do usuário, mas se for privar algo dele não.

Espero ter respondido a sua dúvida. Se quiser continuar a conversa tamo aí. É muito legal essa troca de ideias.

É basicamente isto que falou mesmo... Na verdade não é bem uma duvida, acabou virando mais uma discussão filosófica kkk

Eu concordo com você, também não acho legal criar conteúdos diferentes porque deixa o usuário perdido em muitos casos...

Mas em contraponto tem a questão de perder visibilidade no desktop de conteúdos que merecem destaque e poderiam estar na pagina inicial, mas não deixa-los lá só para seguir a ordem das coisas do mobile.

Penso que no começo as pessoas focaram em criar sites bons para desktop porque computadores de mesa era o meio de acesso mais popular e isso fazia sentido mas hoje os dispositivos moveis estão ultrapassando e o mobile tem que ser levado com muita atenção desde o inicio.

Mas você acaba espremendo recursos em uma tela pequena.

E ai não é nem a questão de ter ou não um site responsivo, porque isso é essencial hoje. Ninguém mais tem paciência para ficar dando zoom, o usuário ja desiste logo e procura outro site que entregue o mesmo produto e seja mais fácil de mexer (caso exista né, se não vira esse problema ai do Wikipedia rsrs)

Mas no caso teriam todas as funções, mas seriam 3 produtos... Como no Facebook que tem o app, e o site adaptativo desktop e mobile. Mas o app e o web mobile apesar de serem usados no mesmo dispositivo não são iguais (só que o web mobile também não é uma versão apertada do desktop kk).

Não sei se expliquei bem (é difícil falar o que estou pensando rsrs)...

A Alura é outro exemplo disto... O site é responsivo, e você consegue visualizar o web mobile, mas o app tem interface diferente. Vejo o app como uma facilitação a mais para quem usa com frequência, mas demanda mais de infraestrutura para dar manutenção né.

Bom... era só pra eu não ficar pensando nisto sozinha rsrs

Obrigada rsrs

solução!

Nesse sentido você tem até razão e agora compreendo melhor seu ponto de vista.

A gente vive em uma internet onde há o site desktop, o site mobile e o app mobile. E sim vale a pena ter layouts diferenciados para as três plataformas desde que tenha todos recursos. Mas entendi você quer realçar uns mais que o outro dependendo da plataforma.

E há mercados também pouco explorados como app de facebook, app de smart tv, app de videogames e até programas desktop.

Acho que quanto mais tangível for sua aplicação mais visibilidade e uso ela terá.

Uma vez a gente tava discutindo em um brainstorm como fariamos uma página (intranet), e chegamos em ideias bem legais.

A página Gold com chance de 0,1% de aparecer, e quando você acessasse a página ia aparecer um vídeo do stakeholder dizendo: "Você acessou a página Gold" . E ia ser uma página toda dourada.

Aparecer o Toasty do Mortal Kombat mais ao invés dele seria o Andrezito (um mascote inspirado em mim) no canto da tela.

Mas no fim fizemos uma página bem inovadora usando dois cubos 3D com CSS e um menu no meio e o conteúdo ia sendo carregado nos cubos.

Não posso entrar em mais detalhes por causa de sigilo empresarial mas a sensação que eu tive foi me colocar no lugar das pessoas que iam acessar ela e tentar entender o que elas queriam de fato. O que eles achariam inovador e os fariam voltar a acessar aquela página.

Com tempo e dedicação e pesquisa de marketing é possível criar uma página perfeita em várias plataformas. E correlacionando com o retorno sobre investimento (páginas muito boas atraem muita gente) vale a pena a empresa investir nisso.

Mas as páginas é algo mutável, é uma metamorfose ambulante, de tempos em tempos é necessário fazer melhorias. Porque as pessoas mudam e as páginas tem que mudar junto com elas;