Olá Leonardo!
A menos que você seja sortudo o suficiente de trabalhar em uma empresa em que todo mundo ama todo mundo ou onde o Scrum tenha sido tão bem-sucedido que ninguém esteja em conflito com ninguém, provavelmente sua equipe experimentará conflitos. Uma das habilidades que o Scrum Master deve dominar em absoluto é saber como ajudar os membros da equipe a resolver conflitos, nos caso de os conflitos deles acabarem por afetar a capacidade de entrega da equipe. Esse é outro aspecto pouco conhecido do papel de liderança do ScrumMaster. Geralmente, isso não é discutido em um ambiente de sala de aula, mas, na prática, é algo que se espera que o ScrumMaster consiga ajudar a fim de manter a equipe seguindo em frente.
Os cinco estágios de equipe
Bruce Tuckman identificou cinco estágios pelos quais uma equipe passa ao se reunir:
1 - Formação: ocorre quando a equipe se reúne pela primeira vez. A essa altura, as pessoas tendem a se comportar de maneira formal e reservada.
2 - Tempestuosidade: nesse estágio, os membros da equipe começam a se posicionar uns contra os outros, geralmente de maneira confrontativa. É nesse ponto que o papel do gerente, ou líder, é útil para estabelecer confiança entre os membros da equipe.
3 - Normatização: ocorre quando os membros da equipe se confrontam uns com os outros, conforme lidam com as questões do projeto.
4 - Realização: momento em que os membros da equipe tornam-se eficazes e produtivos trabalhando juntos. A confiança dentro da equipe é alta.
5 - Interrupção: esse é o último estágio, que ocorre logo antes de a equipe ser liberada, porque o trabalho em equipe está concluído.
Técnicas para resolver conflitos na equipe
Mesmo que nenhum de nós goste de ter conflitos, infelizmente isso é algo que encontramos, ou encontraremos, durante toda a vida no trabalho.
Existem várias técnicas de resolução de conflitos, mas as mais conhecidas estão identificadas por Kennerth Thomas e Ralph Kilmann:
1 - Acomodação (ACO): Essa técnica indica um desejo de corresponder às necessidades dos outros, à custa de suas próprias necessidades.
2 - Comprometimento (COMP): Isso acontece quando todos no conflito desistem de algo para chegar a um acordo
3 - Competição (COMPE): Essa técnica é útil quando há uma emergência, e uma decisão precisa ser tomada rapidamente, ou quando uma decisão não é popular.
4 - Colaboração (COLA): Todas as perspectivas dos diferentes membros da equipe são examinadas. Essa técnica normalmente leva a um bom consenso.
5 - Evasão (EVAS) : Uma das partes se recusa a discutir o conflito. Isso é um exemplo de uma técnica de resolução de conflito do tipo perde-perde.
Agora, vamos combinar o estágio da equipe, o ciclo de vida do projeto e as técnicas de resolução de conflito em uma matiz de resolução para ajudar a guiar os membros da equipe quando estivem passando por dificuldades.
Formação | ACO/COMPE |
Tempestuosidade | COMPE | COMPE |
Normatização | COMPE, COMP | COMPE, COLA | COMPE, COLA | COLA |
Realização | COLA | COMPE, COLA | COMPE, COLA | COLA |
| Planejamento inicial |
De acordo com essa matiz, se a equipe ainda estiver em seu período formativo e o projeto ainda estiver no estágio de planejamento inicial, as duas técnicas mais apropriadas para se usar serão a acomodação ou a competição.
A razão para isso é que a acomodação permitirá que as pessoas se conheçam melhor em primeiro lugar, o que pode ser o melhor a fazer em algumas culturas, como na Ásia. Em seguida, a melhor técnica a ser utilizar [é a competição. Sim, competição, de forma que as pessoas possam ter a chance de desafiar as ideias umas das outras, com base em dados factuais, o que pode ser a melhor maneira nas culturas ocidentais. Quando isso acontece no início da vida do projeto, o confronto resultante não afetará amplamente o progresso do projeto. No estágio inicial, o fato bom depois desse tipo de confronto é que as pessoas conhecerão melhor as opiniões umas das outras e tenderão a caminhar rumo a uma abordagem mais colaborativa. Se uma equipe de projeto não for capaz de resolver seus próprios conclitos dentro da equipe, o Scrum Master e o Product Owner deverão intervir, indiretamente, é claro, para tentar trazer tudo de voltar aos eixos novamente.
Te indico a leitura deste livro: Scrum em Ação - Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos de Software
Grande Abraço!