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Resolução de conflitos no time

O Scrum é uma metodologia muito útil, porém precisa da cooperação de todos para que um time de verdade seja formado. Não sei se existe um tópico sobre resolução de conflitos nos cursos sobre Scrum, mas acredito que seria muito útil algumas dicas sobre o assunto, para ajudar a resolver problemas como: desentendimento na hora de dividir as funções no time de desenvolvimento, problemas entre o PO e o time de desenvolvimento ou entre o PO e o cliente, entre outros.

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Estamos falando de relacionamento interpessoal e não de metodologia.

Nesse momento entra o Scrum Master, o cara é o facilitador!!!

solução!

Olá Leonardo!

A menos que você seja sortudo o suficiente de trabalhar em uma empresa em que todo mundo ama todo mundo ou onde o Scrum tenha sido tão bem-sucedido que ninguém esteja em conflito com ninguém, provavelmente sua equipe experimentará conflitos. Uma das habilidades que o Scrum Master deve dominar em absoluto é saber como ajudar os membros da equipe a resolver conflitos, nos caso de os conflitos deles acabarem por afetar a capacidade de entrega da equipe. Esse é outro aspecto pouco conhecido do papel de liderança do ScrumMaster. Geralmente, isso não é discutido em um ambiente de sala de aula, mas, na prática, é algo que se espera que o ScrumMaster consiga ajudar a fim de manter a equipe seguindo em frente.

Os cinco estágios de equipe

Bruce Tuckman identificou cinco estágios pelos quais uma equipe passa ao se reunir:

1 - Formação: ocorre quando a equipe se reúne pela primeira vez. A essa altura, as pessoas tendem a se comportar de maneira formal e reservada.

2 - Tempestuosidade: nesse estágio, os membros da equipe começam a se posicionar uns contra os outros, geralmente de maneira confrontativa. É nesse ponto que o papel do gerente, ou líder, é útil para estabelecer confiança entre os membros da equipe.

3 - Normatização: ocorre quando os membros da equipe se confrontam uns com os outros, conforme lidam com as questões do projeto.

4 - Realização: momento em que os membros da equipe tornam-se eficazes e produtivos trabalhando juntos. A confiança dentro da equipe é alta.

5 - Interrupção: esse é o último estágio, que ocorre logo antes de a equipe ser liberada, porque o trabalho em equipe está concluído.

Técnicas para resolver conflitos na equipe

Mesmo que nenhum de nós goste de ter conflitos, infelizmente isso é algo que encontramos, ou encontraremos, durante toda a vida no trabalho.

Existem várias técnicas de resolução de conflitos, mas as mais conhecidas estão identificadas por Kennerth Thomas e Ralph Kilmann:

1 - Acomodação (ACO): Essa técnica indica um desejo de corresponder às necessidades dos outros, à custa de suas próprias necessidades.

2 - Comprometimento (COMP): Isso acontece quando todos no conflito desistem de algo para chegar a um acordo

3 - Competição (COMPE): Essa técnica é útil quando há uma emergência, e uma decisão precisa ser tomada rapidamente, ou quando uma decisão não é popular.

4 - Colaboração (COLA): Todas as perspectivas dos diferentes membros da equipe são examinadas. Essa técnica normalmente leva a um bom consenso.

5 - Evasão (EVAS) : Uma das partes se recusa a discutir o conflito. Isso é um exemplo de uma técnica de resolução de conflito do tipo perde-perde.

Agora, vamos combinar o estágio da equipe, o ciclo de vida do projeto e as técnicas de resolução de conflito em uma matiz de resolução para ajudar a guiar os membros da equipe quando estivem passando por dificuldades.

Formação | ACO/COMPE |

Tempestuosidade | COMPE | COMPE |

Normatização | COMPE, COMP | COMPE, COLA | COMPE, COLA | COLA |

Realização | COLA | COMPE, COLA | COMPE, COLA | COLA |

| Planejamento inicial |

De acordo com essa matiz, se a equipe ainda estiver em seu período formativo e o projeto ainda estiver no estágio de planejamento inicial, as duas técnicas mais apropriadas para se usar serão a acomodação ou a competição.

A razão para isso é que a acomodação permitirá que as pessoas se conheçam melhor em primeiro lugar, o que pode ser o melhor a fazer em algumas culturas, como na Ásia. Em seguida, a melhor técnica a ser utilizar [é a competição. Sim, competição, de forma que as pessoas possam ter a chance de desafiar as ideias umas das outras, com base em dados factuais, o que pode ser a melhor maneira nas culturas ocidentais. Quando isso acontece no início da vida do projeto, o confronto resultante não afetará amplamente o progresso do projeto. No estágio inicial, o fato bom depois desse tipo de confronto é que as pessoas conhecerão melhor as opiniões umas das outras e tenderão a caminhar rumo a uma abordagem mais colaborativa. Se uma equipe de projeto não for capaz de resolver seus próprios conclitos dentro da equipe, o Scrum Master e o Product Owner deverão intervir, indiretamente, é claro, para tentar trazer tudo de voltar aos eixos novamente.

Te indico a leitura deste livro: Scrum em Ação - Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos de Software

Grande Abraço!

Ótima resposta Thiago, deu uma esclarecida. Vou procurar o livro também. Obrigado.

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