1
resposta

Resiliência a situações muito diferentes do que estamos acostumados

Foi dito que "desde que a gente é criança, bem bebezinho, até o final da nossa vida, todas as experiências vão moldando o nosso sentido da vida, a empatia pelos outros, a consciência de nós mesmos."

Fico imaginando pessoas que se prenderam ou foram expostas a apenas um tipo de experiência na vida e de visão de mundo por anos, até a fase adulta/idoso.

Como essas pessoas podem se adaptar a novas realidades (num mundo em constante transformação) se elas estão tão presas aos mesmos padrões mentais anos a fio?

Imagino que deva ser muito difícil para elas serem resilientes caso sejam expostas a situações diferentes das que estão acostumadas a vida toda.

Como orientar ou ajudar pessoas assim?

1 resposta

Olá Gabriela.

Tudo bom?

Existem casos complicados como você citou. Às vezes é necessário a exposição a situações de stress, exatamente para que nosso organismo seja capaz de se defender. O ser humano é extremamente adaptativo. Mas se não incitamos essa lado, ficamos estagnados, as nossas potencialidades não florescem. Claro que é preciso ver caso a caso, mas de maneira geral, seria interessante aos poucos, para poder desenvolver a resiliência nessas pessoas, a exposição a situações diferentes.

Espero ter ajudado =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software