Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Remover itens com uso do SOMASES

Boa noite,

Estou utilizando a fórmula somases para somar alguns valores de pagamento de acordo com a descrição do grupo de contas específico porém neste grupo existem 2 itens que estão alocadas lá corretamente porém não podem fazer parte da soma (os 2 itens possuem valores X e a soma que estou realizando é feita em outra planilha para outro fim). É possível remover esses 2 itens do Somases? tentei mas está aparecendo .. #valor!

Estou usando a função abaixo:

=somases(intervalo_soma;intervalo_criterios1;criterio1;intervalo_criterios2;criterio2;intervalo_criterios3;criterio3) - somases(intervalo_soma;intervalo_criterios1;criterio1;intervalo_criterios2;criterio2;intervalo_criterios3;criterio3;intervalo_criterios4;criterio4)

na primeira sentença o intervalo de critério 3 contém o grupo de contas específico na segunda sentença o intervalo de critério 4 contém os 2 itens que não quero que sejam somados

4 respostas

Olá Natália, tudo bem? Espero que sim!

Você não precisa fazer essa subtração entre SOMASES, basta utilizar um critério de um valor ser diferente do valor X.

Para isso, basta utilizar o sinal de diferente ( <> ), acompanhado do valor X, tudo isso entre aspas. Exemplo: =SOMASES(intervalo_soma;intervalo_criterios1;criterio1;intervalo_criterios2;criterio2;intervalo_criterios3;criterio3;intervalo_criterios4;"<>X").

Veja a imagem abaixo de exemplo:

Exemplo de uso de somases no Excel, com a soma dos valores da coluna A, o intervalo de critérios também é a coluna A, com o critério "<>400". Os valores da coluna A são 60, 80, 40, 400, 36. A soma desses valores é 616, mas com a fórmula =somases(A:A;A:A;"<>400"), retorna o valor 216.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

João, bom dia,

Está dando erro, aparece uma mensagem informando que tem erro na fórmula e não permite completar.

A planilha base que estou usando é uma planilha geral de dados, nos critérios estou realizando um mapeamento; o equivalente ao quarto critério é um item dentro do grupo do critério 3. tipo, quero puxar o valor de todos os impostos na data x menos o pagamento do imposto tal. pq na planilha geral classificamos como tributo mas na planilha onde estou aplicando a fórmula ele não pode ser considerado.

solução!

Olá Natália,

Consegui entender Natália, a fórmula é para funcionar utilizando o método que lhe passei, deve haver algum problema na escrita da fórmula. Se atente aos ponto e vírgulas e refaça os passos a partir do zero. Por se tratar de uma fórmula com muitos parâmetros, pode estar havendo algum problema na digitação, o que é bem comum de acontecer.

Tente escrever novamente a fórmula, colocando primeiro o intervalo dos valores que serão somados, e depois o intervalo do primeiro critério, seguido do critério, e assim por diante. Faça com um exemplo mais simples e depois replique na sua planilha, com os dados reais.

Inclusive a forma que você fez também iria funcionar, através da subtração. Porém, é uma fórmula mais longa e pode ser feita de forma mais simples, adicionando o critério do sinal diferente.

Muito Obrigada João,

Ao analisar cada parte refazendo percebi que a nomeação de um dos intervalos de critério não estava concentrando todas as células por algum motivo ai alterei de maneira mais manual na guia de fórmulas e depois que alterei funcionou, ai estou usando a fórmula da maneira que você me indicou pois ficou com uma visualização melhor.