2
respostas

Regra dos terços ou espiral?

Onde eu posso entender mais sobre quando usar a regra dos terços ou espiral? Que tipo de foto pede mais uma diagramação do que a outra?

2 respostas

Oi Flavia, tudo bem?

Achei um post falando que a espiral é melhor que a regra dos terços (inglês.

Só tomaria cuidado com verdades absolutas (como nesse caso). Não sou fotógrafo mas tenho certeza que há situações e situaçõa.

Achei também esse excelente post sobre o assunto.

Espero ter ajudado e bons clicks,

Abraços!

Ei, tudo bem, Flávia?

Por experiência própria como fotógrafo amador e fotógrafo mobile, posso te dizer que a regra dos terços é "melhor", por uma questão de conveniência.

A regra dos terços é derivada da regra de ouro - aliás, os 4 pontos que definem as linhas da regra dos terços são chamados de "pontos de ouro".

Em fotos planejadas com um cenário controlado, conceber uma imagem a partir de regra de ouro pode gerar uma foto com composição mais agradável. O problema é que esse tipo de situação é pouco comum - a menos que você consiga controlar os objetos/modelos da foto para arranjá-los seguindo a regra dos terços, as chances são grandes de que você acabe desalinhando estes objetos presentes na foto e, no fim, acabe sem uma composição agradável.

Ao se basear na regra dos terços, você acaba tendo uma referência muito útil para enquadrar os elementos presentes em uma foto. Por serem poucas linhas ou pontos, ao contrário das linhas formadas pela regra de ouro (que possui linhas bem complexas), você consegue, em poucos segundos, enquadrar objetos ou linhas presentes na foto em uma composição muito conveniente.

Treinando bastante, você pode até abandonar a grade com os terços que costuma-se usar nos visores ópticos ou em telas de celular ou câmeras DSLR. Com o tempo, sua mente passa a incorporar essas e outras regras, e você passa a tirar suas fotos enquadrando elementos nos pontos certos de forma natural. Ao enquadrar os rostos de duas pessoas, por exemplo, pode ser interessante colocar cada rosto em uma das linhas verticais ou, ainda, enquadrar cada uma dentro de um terço. Em fotografias de paisagens, enquadrar algumas das linhas do horizonte nas linhas de terço horizontais pode trazer composições bem agradáveis.

A regra de ouro pode ser útil ao pós-produzir uma imagem ou, ainda, em trabalhos mais artísticos, quando você usa graus profundos de manipulação. Ainda sim, se notar que uma foto pode ser tirada seguindo essa regra, não hesite em experimentar. Pra grande partes das fotos, porém, baseie-se na regra dos terços que você terá grandes composições.

Recomendo que você confira esse link do Canon College, vai te dar uma noção bacana dessas e de outras regras: http://college.canon.com.br/dicas/dicas-para-fotos-bem-compostas-92

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software