2
respostas

Regra dos terços ou espiral?

Onde eu posso entender mais sobre quando usar a regra dos terços ou espiral? Que tipo de foto pede mais uma diagramação do que a outra?

2 respostas

Oi Flavia, tudo bem?

Achei um post falando que a espiral é melhor que a regra dos terços (inglês.

Só tomaria cuidado com verdades absolutas (como nesse caso). Não sou fotógrafo mas tenho certeza que há situações e situaçõa.

Achei também esse excelente post sobre o assunto.

Espero ter ajudado e bons clicks,

Abraços!

Ei, tudo bem, Flávia?

Por experiência própria como fotógrafo amador e fotógrafo mobile, posso te dizer que a regra dos terços é "melhor", por uma questão de conveniência.

A regra dos terços é derivada da regra de ouro - aliás, os 4 pontos que definem as linhas da regra dos terços são chamados de "pontos de ouro".

Em fotos planejadas com um cenário controlado, conceber uma imagem a partir de regra de ouro pode gerar uma foto com composição mais agradável. O problema é que esse tipo de situação é pouco comum - a menos que você consiga controlar os objetos/modelos da foto para arranjá-los seguindo a regra dos terços, as chances são grandes de que você acabe desalinhando estes objetos presentes na foto e, no fim, acabe sem uma composição agradável.

Ao se basear na regra dos terços, você acaba tendo uma referência muito útil para enquadrar os elementos presentes em uma foto. Por serem poucas linhas ou pontos, ao contrário das linhas formadas pela regra de ouro (que possui linhas bem complexas), você consegue, em poucos segundos, enquadrar objetos ou linhas presentes na foto em uma composição muito conveniente.