0
respostas

Reflexão: Utilizar softwares no dia-a-dia exige criatividade?

Durante a aula sobre 'Uso intensivo da computação', fiquei refletindo sobre a pergunta proposta: "Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade?"

Os softwares, como podemos ver nas aulas, em sua concepção são serviços criados para atender a demandas muito específicas. Por outro lado, a nossa rotina envolve tarefas e situações multifatoriais e cheias de variáveis.

Conseguir extrair o melhor dessas ferramentas para manter a nossa vida mais saudável e otimizada é uma atividade que, por si só, já exige organização e olhar crítico para encaixar tudo e definir qual software ajuda em quê, qual é o melhor para cada serviço específico.

A integração entre o dia a dia humano e a especificidade do software, é então um exercício adaptativo.

E, na minha visão, a verdadeira criatividade acontece justamente na tentativa de encontrarmos esse equilíbrio entre o comportamento dinâmico humano e a especificidade da tecnologia. Encontrar a melhor forma de conectar esses dois mundos tão diferentes é, para mim, o mais próximo que temos hoje de um uso inteligente das ferramentas digitais no nosso dia-a-dia.