2
respostas

Uso intensivo da computação

Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
De maneira integral, hoje tudo envolve tecnologia. Indo para o trabalho escutando uma música ou lendo um livro. Ao ver um filme em uma smart TV. Ao estudar com o auxílio das IAs e uso de ferramentas de edição de texto. Vivemos rodeados de tecnologia, até mesmo quando não percebemos.

Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?
Ao preparar apresentações para o trabalho, ou preparação de um plano de aula.

2 respostas

Oi, Bruno! Como vai?

Eu gostei de como você trouxe exemplos do cotidiano para mostrar que a tecnologia está presente em muitos momentos, desde ouvir música e assistir a filmes até estudar com apoio de IAs e ferramentas de texto. Isso mostra uma boa percepção sobre como a computação se integra à rotina de forma ampla, muitas vezes quase invisível.

Sua reflexão também ficou interessante ao relacionar software e criatividade na preparação de apresentações e planos de aula, pois essas atividades envolvem escolha de ideias, organização visual e adaptação da mensagem para diferentes públicos.

Uma dica é observar, no seu dia a dia, quais ferramentas digitais ajudam não só a executar tarefas, mas também a criar novas formas de comunicar uma ideia. Pensando nisso, qual tecnologia você sente que mais estimula sua criatividade hoje?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Bom, em minha percepção, a IA generativa é uma ferramenta muito poderosa que na maioria das vezes é subutilizada. Ela ser usada apenas para responder perguntas é um meio interessante, mas não gera conhecimento de verdade. Eu a utilizo como um professor particular, onde realizo perguntas mais profundas e dentro de cada resposta me aprofundo mais, fazendo ir além do óbvio em qualquer tipo de saber. Quanto a uma nova forma de comunicar; não muda sua forma, mas na essência gera uma percepção maior sobre o assunto abordado, de forma que a comunicação de uma ideia, de tanto mergulhar no tema, passa a ser mais simples e esclarecedora. Como um desbloqueio de mente para a fixação do conhecimento.
É uma visão talvez meio óbvia, porém, minha observação do mundo ao redor, me mostra que poucos a exploram de forma abrangente.