1
resposta

Reflexão sobre as modalidades síncrono e assíncrono

Cada modalidade de ensino tem os seus desafios. Durante a pandemia, participei de um grupo que tinha aulas síncronas toda semana, no final das aulas, tínhamos um tempo para compartilhar ideias e um pouco da vivência de cada um. Aquelas aulas foram muito importantes, pelo conhecimento e pelas trocas de experiências. O meu maior desafio com as aulas síncronas é o horário, às vezes é difícil conciliar o horário de saída do trabalho, ou de outras atividades, com o horário da aula. Horário de trabalho, tempo de deslocamento, compromissos, algo que se repete com quem trabalha e estuda, inclusive no ensino presencial.

1 resposta

Olá, Juliana! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua reflexão sobre as modalidades síncrono e assíncrono no ensino remoto. É realmente desafiador conciliar os horários das aulas síncronas com outras atividades, como o trabalho. A flexibilidade é um dos benefícios do ensino assíncrono, pois permite que você acesse o conteúdo quando for mais conveniente para você.

Quanto à disciplina, é verdade que tanto no ensino presencial quanto no remoto é necessário ter disciplina para se organizar e aproveitar as atividades. No entanto, a presença do educador é fundamental para criar engajamento e auxiliar na organização dos estudos.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software