Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Refinement ao invés de Grooming

Li nesse post do Linkedin que o termo grooming se transformou em algo constrangedor em algumas lugares por causa da sua tradução, (não por causa da cerimonia em si), e que no lugar esta se utilizando o termo Refinement. Achei interessante compartilhar isso com o grupo, não sei se faz sentido para vocês, para mim prefiro usar o termo Refinement.

3 respostas

Oi Andre Luiz,

Que bacana saber disso, não estava por dentro dessa questão. Acho que faz muito sentido ficar por dentro do que as pessoas estão falando, avaliar o que faz mais sentido para a nossa vivência e aplicar.

Vou encaminhar o seu comentário para o nosso time de revisão, porque eles podem dar uma resposta sobre essa questão mais elaborada. :)

solução!

Caro André,

Obrigado pela sua postagem!

De fato, o uso desta expressão "grooming" esta caindo em desuso em quase todo mundo, principalmente em países que não tem a língua inglesa como principal idioma, para denotar a etapa de refinamento de um backlog dentro do "mundo" ágil.

Aos poucos a palavra refinement tem crescido em termos de uso para representar a atividade de refinamento de um backlog.

No entanto, se eu algum momento você tiver a oportunidade de trabalhar em projetos ágeis e na equipe tiverem membros nativos americanos ou australianos se você usar a expressão refinement, eles provavelmente não entenderão ao que você está se referindo, pois lá nos EUA e na Austrália em 99,9% o uso do grooming ainda é dominante.

Então, mesmo sabendo os outros significados , alguns bem negativos, que esta palavra (grooming) pode ter tome cuidado quando tiver atuando com nativos americanos e australianos em projetos, para se fazer compreendido e não correr o risco de não aplicar esta atividade importante e crítica para o sucesso da sprint e entrega de valor que é o refinamento.

Bons estudos!

Maravilha Priscila e Fernando, obrigado por contribuírem e complementarem essa questão. Seguimos aprendendo! Forte abraço.