3
respostas

Reescrevendo equals() - FJ-11

Olá, boa noite.

Estou estudando a apostila da Caelum e fiquei com uma dúvida no código dentro do segundo if:

public boolean equals(Object object) {
        if (object == null) {
            return false;
        }
        Conta outraConta = (Conta) object;
        if (this.numero == outraConta.numero && this.agencia.equals(outraConta.agencia)) {
            return true;
        }
        return false;
    }

Qual o real motivo de estar escrito assim:

(this.numero == outraConta.numero && this.agencia.equals(outraConta.agencia)

e não assim (este está mais obvio, mas coloquei para entenderem o contexto):

(this.numero == outraConta.numero && this.agencia == outraConta.agencia)

ou assim:

(this.numero.equals(outraConta.numero) && this.agencia.equals(outraConta.agencia)

ou então:

(this.numero.equals(outraConta.numero) && this.agencia == outraConta.agencia)

Obrigado desde já!

3 respostas

tudo bem Thiago?

Entao, primeira parte

this.agencia == outraConta.agencia

isso nao dá certo pq agência é um objeto, logo o == vai verificar se eles sao "o mesmo objeto", e nao objetos com valores iguais, entende?

ja na questão do numero da cobta, fica o == pois o número é de um tipo primitivo.

Eapero ter ajudado, qualquer dúvida manda o feedback.

Tudo bem e você?

Quando diz que está comparando o mesmo objeto, é pelo fato da minha agencia ter sido declarada como um atributo do tipo String?

Necessariamente em todos os casos eu preciso que seja de algum tipo primitivo, ou tem exceções?

Do contrário (utilizando o equals com tipo primitivo), o que realmente está acontecendo?

(this.numero.equals(outraConta.numero) && this.agencia.equals(outraConta.agencia))

Enrao, começando da segunda questão,

"Necessariamente em todos os casos eu preciso que seja de algum tipo primitivo, ou tem exceções?"

Nao, o objetos podem, e serão com muita frequência passados como atributos dwe função.