1
resposta

Redefinição dos Desafios

Após o passar pelo processo de imersão (observação, pesquisa, empatia), estruturaria dentro da técnica da árvore os problemas para ter um panorama geral, a partir disso, eu priorizaria um tema para desenvolver e fazer as melhorias necessárias, então num próximo ciclo, olharia para outros problemas e os priorizaria um por vez.

1 resposta

Olá, Pamela! Tudo bem?

É isso aí!!! Você tem uma ótima compreensão quanto ao processo de Design Thinking e demonstra ter a habilidade de aplicar corretamente a etapa de imersão. Muito bem!!!

A técnica da árvore é uma excelente ferramenta para visualizar os problemas e priorizar quais deles serão abordados.

Quanto a etapa de redefinição do desafio, é importante focar em um problema principal. A ideia é que, a partir de observações e pesquisas feitas na etapa de imersão, você consiga identificar um problema que seja significativo e que possa ser resolvido com as ferramentas disponíveis, ok? E a técnica dos cinco porquês também pode ser útil aqui. Ela te ajuda a entender a raiz do problema, fazendo a pergunta "por quê?" cinco vezes. Por exemplo, "Por que pessoas usuárias têm dificuldade de navegação no aplicativo?" - "Porque o design é confuso." - "Por que o design é confuso?" - "Porque foi desenvolvido sem a participação de usuários e usuárias" - e assim por diante, até chegar à raiz do problema.

Espero ter te ajudado a esclarecer como pode ainda mais redefinir seu desafio após a etapa de imersão.

Lembre-se, o objetivo é identificar um problema significativo e transformá-lo em uma pergunta que possa guiar a busca por soluções.

Quaisquer dúvidas estou aqui, ok?

Abraços e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!