Se eu sou um usuário do portal receitas e esqueci minha senha de acesso, como posso implementar o "Esqueci minha senha" para que ele envie um email, para o usuário e ele consiga trocar de senha?
Há alguma biblioteca do Django?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se eu sou um usuário do portal receitas e esqueci minha senha de acesso, como posso implementar o "Esqueci minha senha" para que ele envie um email, para o usuário e ele consiga trocar de senha?
Há alguma biblioteca do Django?
Oiii Raul, como você está?
Essa vai ser uma resposta longa hahahaha Mas vou fazer passo a passo com você explicando o porquê de cada procedimento e deixando algumas referências da documentação, tá bom? E se ficar alguma dúvida no meio do caminho, fique a vontade para perguntar =) Vamos lá:
A primeira informação é que sim, temos uma biblioteca do django responsável pelo procedimento de alterar a senha do usuário e enviar o e-mail.
A segunda informação é que o django nos fornece variáveis pré-definidas para que possamos configurar qual será o e-mail remetente e quais suas características, tais como; porta, servidor, protocolos, dentre outros. E essas informações são colocadas no arquivo settings.py do nosso projeto. No caso do curso, o nome do projeto é alura_receitas.
settings.py da pasta alura_receitas e incluir o seguinte código ao final do arquivo:# Configurações de envio do e-mail
EMAIL_BACKEND = 'django.core.mail.backends.smtp.EmailBackend'
EMAIL_HOST = 'smtp.gmail.com'
EMAIL_PORT = 587
EMAIL_USE_TLS = True
EMAIL_HOST_USER = "seu email vai aqui"
EMAIL_HOST_PASSWORD = "a senha do seu e-mail vai aqui"Mas o que essas variáveis significam?
A variável EMAIL_BACKEND é para definirmos o tipo de e-mail que iremos enviar e temos suporte a vários tipos, como por exemplo: smtp (envia um e-mail real), console (grava os emails que seriam enviados para uma saída/terminal), arquivo ( grava e-mails em um arquivo), dentre outros. A lista completa de possibilidades pode ser consultada neste link. No nosso caso, iremos utilizar o smtp para enviar um e-mail real.
EMAIL_HOST se refere ao servidor que irá ser utilizado para enviar os e-mails. Nesse caso, estamos utilizando o servidor do próprio g-mail. Inclusive, para saber essas informações a respeito do g-mail, basta pesquisar: smtp gmail configuration e irá ser apresentado as informações de host, porta, dentre outros.
EMAIL_PORT se refere a porta que seu provedor de e-mail trabalha, e nesse caso, o g-mail atua na porta 587
A variável EMAIL_USE_TLS recebe um valor booleano para especificar se iremos utilizar o protocolo TLS. O TLS nada mais é que do que um protocolo que irá criptografar os dados e autenticá-lo, deixando dessa forma uma conexão segura durante o envio do e-mai.
EMAIL_HOST_USER e EMAIL_HOST_PASSWORD se refere ao e-mail que irá enviar o link para recuperação, é necessário colocar o endereço e a senha do mesmo.
Após as configurações básicas, é necessário autorizar aplicativos "menos seguros" no g-mail para que o django consiga acessá-lo, isso porque o g-mail irá bloquear qualquer tentativa de acesso que não seja do próprio servidor deles. E para isso, vá até Acesso a app menos seguro da sua Conta do Google e ative a opção para permitir aplicativos menos seguros.
Caso sua conta do Google esteja configurada para verificação em duas etapas, você terá que criar uma nova senha de acesso para o projeto do django. E para isso:
Como fazer login no Google selecione Senhas de appOutro (personalizado) e o nomeie como e-mail django.EMAIL_HOST_PASSWORD. Mas lembrando, esse procedimento é somente se sua conta g-mail estiver configurada para verificação em duas etapas. Caso não esteja, apenas autorizar aplicativos menos seguro já irá permitir o envio. De posse das configurações feitas, agora irá iremos cadastrar nossas urls para fazermos a alteração de senha.
Como dito anteriormente, o django possui uma estrutura já pronta para que possamos trabalhar com recuperação de senha e ela está localizada no módulo auth.
No arquivo url.py do app de usuários iremos importá-la da seguinte forma:
from django.contrib.auth import views as auth_viewsNa linha acima, usamos a cláusula as para apelidar a importação, isso ocorre para que não haja conflito com outras views existentes.
Quanto as urls, iremos utilizar quatro métodos que a biblioteca de autenticação das views nos oferece. São eles:
PasswordResetView: responsável por apresentar um formulário para que possamos preencher o e-mail de recuperação. Também gerará um link de uso único para a redefinição de senha e enviará esse link para o endereço de e-mail que for preenchido, caso o mesmo exista na base de dados.
PasswordResetDoneView: será a página mostrada depois que o usuário recebeu o link por e-mail para redifinir a senha. Entenda esse método como um template que irá mostrar que o e-mail foi enviado com sucesso.
PasswordResetConfirmView: esse método irá apresentar um formulário para inserir uma nova senha. E esse método possui
algumas caracteristicas especiais, como o argumento uidb64 e o token. O token será para identificar se é uma senha válida conforme os padrões de segurança, já o uidb64 é o id do usuário codificado na base 64.
PasswordResetCompleteView: responsável por exibir ao usuário um template informando que a senha foi alterada com sucesso.
Agora que já sabemos para que serve cada método que iremos utilizar, vamos adicioná-los ao arquivo urls.py do
app de usuários. Veja como fica em código:
path('reset_password/', auth_views.PasswordResetView.as_view(), name="reset_password"),
path('reset_password_sent/', auth_views.PasswordResetDoneView.as_view(), name="password_reset_done"),
path('reset/<uidb64>/<token>', auth_views.PasswordResetConfirmView.as_view(), name="password_reset_confirm"),
path('reset_password_complete/', auth_views.PasswordResetCompleteView.as_view(), name="password_reset_complete"),Utilizamos o método as_view() porque como a visualização é baseada em uma classe, precisamos invocar essa função
para que ela nos retorne uma visualização capaz de conectar a request ao nosso url. Também vale ressaltar
que utilizei os nomes das urls em inglês por convenção da documentação, mas, poderia colocar o nome em português sem problema algum.
localhost:8000/usuarios/reset_password e será apresentado o formulário de redefinição:
reinicializar a senha. No meu caso por exemplo:

Prontinho, temos o nosso projeto configurado para enviar e-mail de redefinição de senha.
Agora que já temos tudo funcionando.... Concorda comigo que é estranho termos nossa página toda personalizada e quando vamos efetuar a troca de senha ser mostrado uma página totalmente diferente do nosso layout?
Pois bem, podemos personalizar
a nossa própria página e passarmos para a rota. E para fazer isso, basta criarmos os arquivos html para cada função apresentada e linkarmos na classe utilizando o atributo template_name. Por exemplo:
path('reset_password/', auth_views.PasswordResetView.as_view(template_name="usuarios/password_reset.html"), name="reset_password")No vídeo abaixo, eu fiz um template html personalizado para cada rota referente a troca de senha. Veja no vídeo abaixo o resultado:
Uffa!!! Por hoje é só, Raul. Sei que são muitas informações, mas faça com calma e qualquer coisa que não tenha entendido ou gerado algum erro, estou por aqui.
Grande abraço!
Perfeito! Você é fera. Vou copiar isso e deixar guardado rsrs.