1
resposta

[Reclamação] Reclamação - explicação da Tabela Padronizada

Olá, Tudo bem?

Eu acredito não ter sido o único aluno do curso com dúvida sobre a relação index-coluna na tabela padronizada.

Caso alguém possa me explicitar quais variáveis estou tabelando seria ótimo!

1 resposta

Olá, Pedro, como está tudo por aí?

Peço desculpas pela demora em fornecer uma resposta.

Na tabela padronizada, estamos trabalhando com as variáveis dos valores de Z, que representam a distância entre um valor específico e a média, em termos de desvios padrão. No exemplo do curso, estamos calculando a probabilidade de selecionar aleatoriamente uma pessoa com altura inferior a 1,80 metros.

Para isso, procedemos à padronização da variável original (1,80 metros) em relação à média (1,7 metros) e ao desvio padrão (0,1 metros). O resultado dessa padronização é o valor de Z, que é aproximadamente igual a 1.

z = (1.8 - media) / desvio_padrao
z ≈ 1.0000000000000009

Na tabela padronizada, buscamos a interseção entre a linha correspondente ao valor de Z (1,00) e a coluna correspondente ao valor de probabilidade desejado (0,00), a soma seria (1.00 + 0.0) . Nesse caso, o valor é aproximadamente 0,8413.

Captura da tabela padronizada, com destaque em vermelho para o valor correspondente a 1

No entanto, se o valor de Z fosse 0,15, deveríamos localizar a linha correspondente a 0,10 e avançar para a posição decimal de 0,05. A soma desses valores (0,10 + 0,05) resulta em 0,15.

Captura da tabela padronizada, com destaque em vermelho para o valor correspondente a 0,15

O z seria de 0.5596. Portanto, o valor correspondente na tabela será apenas de uma variável, a z.

Espero que ter esclarecido a dúvida.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!