Olá, Tudo bem?
Eu acredito não ter sido o único aluno do curso com dúvida sobre a relação index-coluna na tabela padronizada.
Caso alguém possa me explicitar quais variáveis estou tabelando seria ótimo!
Olá, Tudo bem?
Eu acredito não ter sido o único aluno do curso com dúvida sobre a relação index-coluna na tabela padronizada.
Caso alguém possa me explicitar quais variáveis estou tabelando seria ótimo!
Olá, Pedro, como está tudo por aí?
Peço desculpas pela demora em fornecer uma resposta.
Na tabela padronizada, estamos trabalhando com as variáveis dos valores de Z, que representam a distância entre um valor específico e a média, em termos de desvios padrão. No exemplo do curso, estamos calculando a probabilidade de selecionar aleatoriamente uma pessoa com altura inferior a 1,80 metros.
Para isso, procedemos à padronização da variável original (1,80 metros) em relação à média (1,7 metros) e ao desvio padrão (0,1 metros). O resultado dessa padronização é o valor de Z, que é aproximadamente igual a 1.
z = (1.8 - media) / desvio_padrao
z ≈ 1.0000000000000009
Na tabela padronizada, buscamos a interseção entre a linha correspondente ao valor de Z (1,00) e a coluna correspondente ao valor de probabilidade desejado (0,00), a soma seria (1.00 + 0.0) . Nesse caso, o valor é aproximadamente 0,8413.
No entanto, se o valor de Z fosse 0,15, deveríamos localizar a linha correspondente a 0,10 e avançar para a posição decimal de 0,05. A soma desses valores (0,10 + 0,05) resulta em 0,15.
O z seria de 0.5596. Portanto, o valor correspondente na tabela será apenas de uma variável, a z.
Espero que ter esclarecido a dúvida.
Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.
Abraços e até mais!