Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Reclamação] Profundidade das informações

Tenho me sentido muito frustada nesse curso, não se trata da diática do instrutor Antônio (que é muito boa por sinal), mas estou o curso inteiro com a sensação de não saber ao certo a aplicabilidade dos pacotes em um ambiente real.

Mesmo já tendo feito diversos cursos aqui na plataforma (como formação inicante em programação, quase toda a formação de QA, boa parte da formação em em front-End), lendo os artigos indicados e verificando os pré-requisitos necessários antes de fazer qualquer curso (evitando assim não pegar alguma informação e ficar boiando no assunto), não sinto que estaria preparada para utilizar os pacotes e estou com a sensação que eles estão mais atrapalhando do que ajudando (provavelmente por não ter visto valor no uso).

Pego como exemplo na aula de ''usando CDN do Axios'':

• qual seria o motivo de fazer a troca já que está tudo rodando?
  • é apenas uma questão de mercado, tem empresas que preferem?
  • ele é melhor de alguma forma, trás algum benefício?

Tenho tido uma ótima experiência no geral e já conseguir assimilar muita coisa, não atuo no mercado e acredito que isso me prejudique um pouco. Talvez seja apenas eu que tenha mais dificuldade em associar as informações passadas aqui, mas fica o feedback. Quem sabe trazer um pouco mais de contexto possa ser de alguma ajuda.

2 respostas
solução!

Oii Karoline, tudo bem?

Entendo perfeitamente sua frustração e fico feliz em saber que você está gostando da didática do instrutor Antônio. Vou tentar esclarecer um pouco mais sobre a aplicabilidade do Axios e o motivo de utilizá-lo em vez da Fetch API.

Por que usar Axios em vez de Fetch API?

1. Facilidade de Uso:

• O Axios simplifica a sintaxe para fazer requisições HTTP. Por exemplo, com o Axios, você pode fazer uma requisição GET com axios.get(url), enquanto com a Fetch API você precisa usar fetch(url).then(response => response.json()).
  2. Tratamento de Erros:

• O Axios lida melhor com erros. Ele possui uma estrutura clara para tratar erros com try...catch ou com métodos .then e .catch. Já a Fetch API não considera respostas HTTP com status de erro (como 404 ou 500) como rejeições de Promises, o que pode complicar o tratamento de erros.
  3. Intercepções de Requisições e Respostas:

• O Axios permite configurar interceptores que podem modificar requisições ou respostas antes que elas sejam tratadas pelo código da aplicação. Isso é muito útil para adicionar tokens de autenticação ou manipular respostas de forma padronizada.
  4. Suporte a JSON Automático:

• O Axios automaticamente transforma dados JSON, o que pode economizar algumas linhas de código e tornar o código mais limpo.
  5. Cancelamento de Requisições:

• O Axios suporta o cancelamento de requisições, o que pode ser útil em aplicações onde você precisa abortar requisições pendentes.

Aplicabilidade em projetos reais

• Preferências de Mercado:

• Muitas empresas preferem usar Axios por causa das suas funcionalidades avançadas e facilidade de uso. Em projetos maiores, essas vantagens realmente fazem diferença.
  • Padrões de Projeto:

• O Axios pode ajudar a manter um padrão mais organizado no código, especialmente em projetos grandes onde a consistência e a manutenção do código são cruciais.

Espero ter te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Obrigada pelo apoio Lorena.