Oi, Matheus! Tudo bom?
Sinto muito se a aula não atendeu suas expectativas :(.
Estamos trabalhando sempre para trazermos o melhor conteúdo mas acabamos tendo que nos limitar a tópicos específicos que serão abordados dentro de um treinamento por questões de didática e outras coisas. Para este curso o foco era explorar os testes de unidade utilizando o Jest e o Testing Library para testarmos nossas aplicações React. Falar sobre o ESLint foi uma escolha minha, para mostrar que ferramentas assim são também uma forma de garantir a qualidade e confiabilidade de código assim como os testes.
Para esclarecer um pouco as coisas, o ESLint é uma ferramenta que te ajuda a ter um feedback visual de possíveis erros em seu código, como o mau uso de uma função, variáveis declaradas e não usadas, variáveis que não existem, sintaxe incorreta, e alguns padrões que você pode adicionar através das regras. Esses padrões podem ser definidos por você ou aproveitados de grandes empresas como Airbnb e a Google, que definem como devem ser os padrões de escrita de código em seus projetos.
Já o Prettier é mais uma ferramenta de formatação, para caso você queira usar aspas simples ou duplas nas strings e importações, usar um espaçamento de 2 ou 4 tabs, a o obrigatóriedade de ter um ponto e vírgula no final de cada linha ou comando, ou não ter isso. Essas coisas. E assim como o ESLint, você consegue configurar o prettier para entender essas regras e aplicar no seu código quando você salva.
Espero ter esclarecido um pouco o uso das duas ferramentas e desde já quero agradecer pelo seu feedback. Isso nos ajuda a evoluirmos cada vez mais.
Abraços e bons estudos!