Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Reclamação] Explicação rasa sobre o ES Lint

Esse vídeo não ficou muito legal... Foi muito "copia e cola" e pouca explicação.

Não foi explicado o que é de fato o ES Lint, que tipo de problema ele resolve, o que são as "regras" que foram coladas no arquivo de configuração, qual a diferença entre o ES Lint e o Prettier, e o motivo de precisar utilizar os dois. Além disso, ele não funcionou da maneira como é mostrado no vídeo (quando eu uso algum componente sem importá-lo, não aparece uma dica visual no código indicando esse problema; o ES Lint só me avisa isso ao rodar o script) e não sei se foi algum erro de copia e cola meu ou algum problema de versão.

Não sei se em outras aulas isso vai ser mais detalhado, mas desde já cria uma barreira e me deixa com muitas dúvidas.

3 respostas
solução!

Oi, Matheus! Tudo bom?

Sinto muito se a aula não atendeu suas expectativas :(.

Estamos trabalhando sempre para trazermos o melhor conteúdo mas acabamos tendo que nos limitar a tópicos específicos que serão abordados dentro de um treinamento por questões de didática e outras coisas. Para este curso o foco era explorar os testes de unidade utilizando o Jest e o Testing Library para testarmos nossas aplicações React. Falar sobre o ESLint foi uma escolha minha, para mostrar que ferramentas assim são também uma forma de garantir a qualidade e confiabilidade de código assim como os testes.

Para esclarecer um pouco as coisas, o ESLint é uma ferramenta que te ajuda a ter um feedback visual de possíveis erros em seu código, como o mau uso de uma função, variáveis declaradas e não usadas, variáveis que não existem, sintaxe incorreta, e alguns padrões que você pode adicionar através das regras. Esses padrões podem ser definidos por você ou aproveitados de grandes empresas como Airbnb e a Google, que definem como devem ser os padrões de escrita de código em seus projetos.

Já o Prettier é mais uma ferramenta de formatação, para caso você queira usar aspas simples ou duplas nas strings e importações, usar um espaçamento de 2 ou 4 tabs, a o obrigatóriedade de ter um ponto e vírgula no final de cada linha ou comando, ou não ter isso. Essas coisas. E assim como o ESLint, você consegue configurar o prettier para entender essas regras e aplicar no seu código quando você salva.

Espero ter esclarecido um pouco o uso das duas ferramentas e desde já quero agradecer pelo seu feedback. Isso nos ajuda a evoluirmos cada vez mais.

Abraços e bons estudos!

Muito obrigado, Neilton!

Conforme avancei no curso, reparei que esse era mesmo um conteúdo adicional para complementar o curso em si.

Espero que não fique muito chateado com a minha reclamação. O problema é mais meu mesmo. Eu costumo travar quando muitas dúvidas começam a pipocar ou se fico num "copia e cola" sem entender o que estou digitando. Tento sanar isso anotando as dúvidas para procurar com mais calma depois, mas tem vezes que a cabeça não sossega.

Valeu por suas aulas!

Tá tudo bem, Matheus! Não fiquei chateado, pelo contrário, fiquei feliz pelo seu feedback. Isso nos ajuda a enxergar pontos de melhoria no nosso processo de construção e produção dos próximos conteúdos. É sempre bem vinda qualquer observação assim, sugestão, comentário, etc. Fique à vontade para nos dizer o que achou sobre os treinamentos e marcar o que mais gostou nos cursos.

Grande abraço!