Estou precisando MUITO de ajuda tem quase uma semana que estou envolvido com o problema abaixo e não acho uma solução.
Preciso muito dar início ao desenvolvimento de uma aplicação usando firebase/firecloud e não consigo, apesar de já ter feito anteriormente com sucesso.
Houve algumas alterações no “GRADLE”, e algumas coisas foram “deprecated”. Com isso, várias aplicações de cursos pararam de compilar. A mensagem manda que se examine uma documentação com alterações a fazer nos arquivos, mas estas alterações não resolvem o problema.
Um exemplo é o curso Flutter: aplicando constraints e implementando layouts responsivos. Eu completei o curso sem problemas, e agora dois meses depois o projeto que funcionava perfeitamente não compila mais.
O problema mais sério que estou tendo é a formação “FLUTTER COM FIREBASE: IMPLEMENTANDO BANCO DE DADOS ONLINE COM CLOUD FIRESTORE”
Fiz este curso a um mês atrás mais ou menos, e não tive nenhum problema, cheguei a fazer um programa que digitava dados no smartfone e eles iam para a nuvem, eu conferia através do console do cloudstore.
Após um intervalo de uns 30 dias resolvi retomar o projeto, e para minha surpresa, a uns 4 dias compilei novamente o programa antes de fazer algumas alterações, e a compilação não funcionou. Houve várias atualizações do flutter, principalmente no gradle,
Resolvi começar do ZERO novamente para ver se descobria o que estava ocorrendo e o resultado foi o seguinte:
1 - Criei um projeto padrão no Android Studio, chamado flutter_firebase_alura, testei e funcionou perfeitamente
2 - Fiz todos os passos gerais que o vídeo de configuração manda, testei funcionou tudo conforma explicado no vídeo, inclusive o aplicativo
3 - Dei início à etapa 2, configurar os apps para usar o Firebase, começando com o comando “flutterfire configure”, usando “com.example.app” como id da aplicação, uma coisa que no vídeo não tinha.
4 - Tentei rodar o programa, e deu o seguinte erro:
FAILURE: Build failed with an exception.
What went wrong: Execution failed for task ':app:processDebugGoogleServices'.
No matching client found for package name 'com.example.flutter_firebase_alura'
Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.
Get more help at https://help.gradle.org
BUILD FAILED in 11s Error: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1
5 - Seguindo o vídeo, dei o comando para adicionar o cloud firestore, “flutter pub add cloud_firestore”, e deu o seguinte erro:
ataliba@Mac-mini-de-Ataliba flutter_firebase_alura % flutter pub add cloud_firestore
"cloud_firestore" is already in "dependencies". Will try to update the constraint.
Resolving dependencies...
Downloading packages...
meta 1.12.0 (1.14.0 available)
test_api 0.7.0 (0.7.1 available)
Got dependencies!
2 packages have newer versions incompatible with dependency constraints.
Try flutter pub outdated
for more information.
7 - Dei os comandos “flutter pub outdated” e depois o “flutter pub upgrade” e não adiantou nada
8 - No vídeo, ele fala que tem que rodar o comando “flutterfire configure” para cada vez que adicionamos uma nova dependência, então eu rodei o comando novamente, usando os mesmos parâmetros da vez anterior.
9 - Tentei rodar a aplicação e deu o erro novamente:
Launching lib/main.dart on sdk gphone64 x86 64 in debug mode... Running Gradle task 'assembleDebug'...
FAILURE: Build failed with an exception.
What went wrong: Execution failed for task ':app:processDebugGoogleServices'.
No matching client found for package name 'com.example.flutter_firebase_alura'
Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.
Get more help at https://help.gradle.org
BUILD FAILED in 41s Error: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1
10 - Continuei seguindo o vídeo, importando “firebase_core.dart” e firebase_options.cart” para dentro do arquivo “main.dart”
11 - Fiz todas as alterações no “main.dart” que o instrutor mandou.
12 - Ao tentar fazer as alterações no arquivo “build.gradle” me deparei com dois problemas a) A linha “def localProperties = new Properties() passou a dar o seguinte erro: “Cannot resolve symbol 'Properties”
b) O instrutor disse que a linha “minSdkVersion flutter.minSdkVersion” no arquivo build.gradle deveria ser alterada, substituindo “minSdkVersion 19”, só que esta linha não existe na nova versão do gradle. Em seu lugar existe a linha “minSDK = flutter.minSdkVersion”.
Com estes erros o programa nem compila mais.
Assim, está impossível usar este arquivo como guia de instalação para podermos usar o firebase/firecloud em aplicações android.
Não dá para seguir mais este roteiro, pois qualquer programa dá erro.