1
resposta

Rand e Srand

Boa tarde, Não entendi nada sobre as funções rand e srand. Acho que eu preciso de exemplos mais simples sem misturar outras funções para que eu entenda detalhadamente.

Agradeço o retorno desde já.

1 resposta

Oi Maria, bom dia!

Entender as funções rand e srand pode parecer um pouco complicado no início, mas vou tentar explicar de uma forma mais simples com exemplos práticos.

1. Função rand():

• A função rand() é usada para gerar números aleatórios. No entanto, esses números não são verdadeiramente aleatórios; eles são chamados de números pseudo-aleatórios porque são gerados por um algoritmo.
    • Quando você chama rand(), ele retorna um número inteiro que pode ser qualquer valor entre 0 e RAND_MAX (uma constante definida na biblioteca padrão do C).

Exemplo básico:

#include <stdio.h>
    #include <stdlib.h>

int main() {
        int numero = rand();
        printf("Número aleatório: %d\n", numero);
        return 0;
    }

2. Função srand():

• srand() é usada para inicializar a semente do gerador de números aleatórios. A "semente" é um valor inicial que o algoritmo usa para começar a gerar números.
    • Se você não usar srand(), o rand() vai gerar a mesma sequência de números toda vez que você executar o programa. Para obter números diferentes a cada execução, você precisa definir uma semente diferente.

Exemplo usando srand():

#include <stdio.h>
    #include <stdlib.h>
    #include <time.h>

int main() {
        srand(time(0)); // Usa o tempo atual como semente
        int numero = rand();
        printf("Número aleatório: %d\n", numero);
        return 0;
    }

No exemplo acima, time(0) retorna o número de segundos desde 1 de janeiro de 1970, garantindo que a semente seja diferente a cada execução do programa.

Espero que esses exemplos tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.