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resposta

Questionario

Responda o questionário entre sim ou não, e no final, de acordo com os seus resultados e a sua opinião, avalie como está o seu método de prospecção e veja quais pontos você pode melhorar.

  1. Você sabe, 100% de certeza, de onde vem TODOS os clientes novos no mês?

( ) Sim ( x) Não

  1. Você tem um indicador de performance específico para medir os resultados e a eficiência das suas campanhas de prospecção?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você tem um planejamento e um cronograma de ações específicas de prospecção, focado em novos clientes?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você executa esse planejamento, seguindo o cronograma?

(x ) Sim ( ) Não

  1. Você tem uma definição clara de qual é o seu Perfil do Cliente Ideal (PCI) ?

(x ) Sim ( ) Não

  1. Os responsáveis pela prospecção de novos clientes respeitam esse PCI na hora de buscar novos clientes?

( ) Sim ( x) Não

  1. Você tem uma Proposta Única de Valor definida e clara em sua comunicação com os novos clientes?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você sabe quanto tempo leva o seu Ciclo de Venda (o tempo que leva desde o primeiro contato até o fechamento com um prospect) ?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você está satisfeito com esse tempo de fechamento (ciclo de vendas) ?

( ) Sim ( x) Não

  1. Você sabe qual o valor médio de um cliente seu... ou seja, seu lifetime value (LTV) ?

( ) Sim ( x) Não

  1. Levando o LTV em conta, quanto seria possível e ideal investir na atração de um novo cliente?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você sabe qual é o “ticket médio” da primeira compra de um novo cliente?

(x ) Sim ( ) Não

  1. Você tentou implementar alguma ação para aumentar esse ticket médio na primeira compra?

( ) Sim ( x) Não

  1. Você sabe quais são os seus três principais canais de prospecção ( em volume, rentabilidade, eficiência de investimento x retorno) ?

(x ) Sim ( ) Não

  1. Você sabe qual é o seu canal de prospecção que atrai os clientes mais com maior qualidade (rentabilidade / fidelidade) ?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você considera satisfatórios os volumes e qualidade dos novos clientes vindos dos seus canais de prospecção ?

( x) Sim ( ) Não

  1. Você busca descobrir o motivo de não fechamento ou ainda a perda de um cliente da base?

( x) Sim ( ) Não

  1. Usa essas informações de forma sistemática para melhorar sua “taxa de conversão”

(x ) Sim ( ) Não

  1. Considerando as respostas que deu neste questionário, que nota geral você daria para o seu processo de prospecção? Nota 9
1 resposta

Olá, Lais, como vai?

O seu questionário mostra uma análise bastante organizada do processo de prospecção. Você identificou vários pontos positivos: tem indicadores claros, cronograma bem definido, conhece o ciclo de vendas e os canais que geram melhores resultados. Todas essas práticas são importantes num processo estratégico de prospecção.

Notei que há espaço para aprimorar o investimento no ticket médio da primeira compra e entender melhor por que prospects não se convertem. Por exemplo, criar estratégias como upsell ou ofertas iniciais complementares pode elevar os ticket médio apertando o tempo de fechamento. Além disso, sistematizar entrevistas com leads que não fecharam ajuda a construir soluções mais eficazes nos próximos contatos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!