Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Questionamento sobre o baseline grid e os subtítulos

Nesta situação que foi mostrado na aula onde o professor manualmente altera o espaçamento das entrelinhas do subtítulo e também seleciona uma massa de texto específica para alinhar com a linha base.

Quanto aos estilos de paragrafo estes "acertos pelos detalhes" acabariam mais atrapalhando do que ajudando, seria melhor criar outras caixas de textos, separando pelos subtítulos ou ir criando caixas separadas para subtítulos e textos?

3 respostas
solução!

Bom dia Vitor, blz.

Cara isso é exatamente o que chamamos de workflow, são fluxos de trabalhos diferentes, e você sempre tem que se adequar ao que melhor te atende e atendo o projeto.

Sua observação está correta, mas se adequa melhor na diagramação de materiais menores, como folders, pequenos artigos.

Imagina que você esta diagramando uma revista com uma maior densidade de texto, se você separa por caixas de texto qualquer edição futura vai te dar um trabalho muito maior, se existir uma errata no texto e você inserir uma frase a mais toda a sua diagramação pode ruir, já trabalhando com caixar únicas de texto todo o resto vai se adequar de imediato pois o espaço já esta demilitado.

O processo minucioso de diagramar é de fato trabalhaso no quesito de ir para cada subtitulo e ediar o que você deseja.

E o interessante é que para evitar esse trabalho todo, você pode criar um modelo padrão a apenas um subtitulo e depois apenas replicar este modelo nos outros, evitando essa seleção manual no texto todo, e sim fazendo apenas em uma parte dele e ele replicar todo o design para texto geral.

Oi, Vitor

Tudo bem?

Sim, é verdade, você pode utilizar esse outro método para diagramar o seu texto. Se o seu processo de trabalho é mais confortável dessa maneira, siga em frente :) É como o Luiz disse aí em cima: depende da demanda e do seu workflow.

Gosto tanto de trabalhar com baseline grid quanto desta forma que você falou. Quando o volume de texto é mais extenso e linear tendo a optar pelo baseline (como no caso de livros e artigos). Já quando o trabalho tem mais entradas de imagens e outros elementos gráficos (como revistas), faço do modo que você falou.

Você já conhece os nosso cursos de InDesign? Se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto dá uma conferida no Introdução a diagramação e no Diagramação em grande escala.

Obrigado pela participação, bons estudos e abraços!

Boa tarde Luiz e Felipe, obrigado pelo retorno!

Entendi que isso realmente varia devido a proposta do projeto e essa já é a resposta da questão. Como o Luiz mencionou, a diagramação é um processo minucioso.

Obrigado pelos exemplos Felipe e pelas dicas. No momento estou cursando a formação InDesign, mas ainda não cheguei nos cursos mencionados. Estou quase lá!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software