1
resposta

Questão: Utilitarismo e a integridade

O utilitarismo e a integridade são dois conceitos éticos que podem ser vistos de diferentes perspectivas, mas também podem estar interconectados em algumas situações.

A relação entre utilitarismo e integridade pode variar dependendo da situação? Ou seja, como buscar um equilíbrio entre as consequências positivas (utilitarismo) e a consistência com os valores pessoais ou organizacionais (integridade)?

Na minha visão, trata-se de um desafio ético importante, pela qual a maneira como esses princípios são equilibrados dependerá da situação, dos valores pessoais e dos objetivos éticos envolvidos....

1 resposta

Olá, Lydia! Tudo bem?

A relação entre utilitarismo e integridade pode variar sim dependendo da situação. O utilitarismo é uma doutrina ética que considera que uma ação é moralmente correta se produzir o maior bem para o maior número de pessoas. Já a integridade está relacionada à consistência com os valores pessoais ou organizacionais.

Em algumas situações, é possível buscar um equilíbrio entre as consequências positivas (utilitarismo) e a consistência com os valores pessoais ou organizacionais (integridade). Por exemplo, imagine que uma empresa tem a oportunidade de obter um grande lucro por meio de uma prática antiética. Nesse caso, o utilitarismo poderia justificar essa prática, pois traria benefícios financeiros para a empresa e seus acionistas. No entanto, a integridade poderia ser comprometida, pois a empresa estaria agindo de forma contrária aos seus valores éticos.

Para buscar um equilíbrio entre utilitarismo e integridade, é importante considerar o contexto, os valores pessoais e os objetivos éticos envolvidos. Cada situação é única e requer uma análise cuidadosa. É fundamental refletir sobre as possíveis consequências de uma ação, tanto positivas quanto negativas, e avaliar se elas estão de acordo com os valores pessoais ou organizacionais.

No exemplo mencionado anteriormente, a empresa poderia buscar alternativas éticas para obter lucro, como investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos sustentáveis ou em projetos sociais. Dessa forma, seria possível conciliar o utilitarismo, buscando o bem para o maior número de pessoas, com a integridade, mantendo-se fiel aos valores éticos.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida!

Bons estudos!

Lydia, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software