1
resposta

Questão "Refatoração no TDD" - Aula 3

Na pergunta "Aprendemos que uma das etapas do TDD é chamada de refatoração. Quando devemos realizar tal etapa ao desenvolver uma funcionalidade com TDD?", dentre as alternativas possíveis, a correta está marcada como sendo "Quando a qualidade do código estiver ruim", e a alternativa "Sempre devemos realizar a etapa de refatoração" é marcada como errada.

Tudo bem que a palavra "Sempre" pode soar um pouco forte, mas entendo que refatorar apenas quando a qualidade de codigo estiver ruim também não é a melhor resposta. Se o desenvolvedor não ter como hábito rever seus códigos, ele não vai entender que a refatoração é necessária.

Inclusive, no video seguinte a atividade, o instrutor diz que a pratica do refactoring , deve ser feita de maneira continua, constantemente.

Dessa forma, entendo que a resposta "Refatorar apenas quando a qualidade do código está ruim" não seria a resposta ideal para a pergunta da questão.

1 resposta

Oi Thiago,

Realmente essa questao é um pouco "delicada", pois entra um pouco de subjetividade.

Sempre refatorar ou nunca refatorar seriam extremos e nao recomendados.

Acaba que a refatoracao sera uma atividade pontual e vai muito do bom senso e do "feeling" do programador, que precisa constantemente avaliar quando o codigo esta comecando a ficar complexo a ponto de ser o momento de refatorar.

Enfim, é um assunto que leva a discussoes :D

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software