2
respostas

Quem é responsável por cobrar os DEVS PO ou Scrum Master?

O PO é o maior interessado em fazer as entregas sairem no prazo desejado, mas muitas vezes não têm o conhecimento técnico para avaliar se o time será capaz de entregar ou não uma sprint, seria papel dele cobrar o time? Essa posição deveria ser do Scrum Master mesmo não tendo tanto alinhamento na importancia das entregas? Ou deveria nesse caso ter uma terceira figura por exemplo um lider técnico cobrando e garantindo isso do dev team? Outra dúvida, pensando nessa mesma organização o PO deve participar das dailys?

2 respostas

Caro Victor,

Obrigado pela sua postagem!

O processo básico de estimativa da capacidade potencial de entrega de uma equipe basicamente deveria ser oriundode pontos atribuídos as estórias de usuário pela própria equipe dev e depois priorizando pelo PO numa visão de sprint com o apoio do SM e participação da equipe dev numa cerimônia de planning da sprint.

Normalmente o PO não participa das dailys, mas é importante sempre o deixar convidado para participar quando puder.

Bons estudos!

Fala Victor! tudo bem?

Antes de tentar responder a sua pergunta, vou te fazer outra: Por que os devs tem que ser cobrados?

A cobrança que o PO deve fazer é apenas pela entrega do produto no final da sprint, provavelmente na review. O Scrum Master também não deveria cobrar os devs durante o desenvolvimento. Ele deve estar lá para liberar os impedimentos do time e garantir que as cerimônias sejam feitas.

Imagine um cenário ideal em que o PO consegue priorizar o backlog e colocar tudo o que ele precisa naquela sprint e o time consegue fazer as estimativas da planning sem problemas.

Caso a sprint falhe (o que é bem comum) o time, junto com o Scrum Master deveria entender o que aconteceu na Retrospectiva para que na proxima sprint o problema de entrega dequele time seja resolvido.

Ou seja, quem deveria cobrar a qualidade do time, é o proprio time. Lembrando que no Scrum o time é todo mundo que não é o PO e o SM, ou seja, Líder Técnico, QA e os próprios devs.

Espero ter ajudado =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software