1
resposta

Quem dita o que o app deve fazer?

Uma das dúvidas que sempre me vem à mente é "quem é responsável por dizer tal coisa?". No texto temos que um dos pontos solicitados ao cliente é "Descreva o que o seu aplicativo vai fazer." Imagino que a resposta nesses casos venha, na maioria das vezes, com base em um conjunto de suposições que o cliente tem sobre como as pessoas usam ou gostariam de utilizar algo. Esse tipo de resposta, em algum nível, poderia frustrar o cliente caso não fosse seguida à risca durante a implementação do app em questão. Então a minhas dúvidas são:

1 - Até onde deve ir a informação trazida pelo cliente e até onde deve ir a informação trazida pelo time de design no que diz respeito ao que o projeto deve conter? 2 - Houve research para esse projeto ou ficou pautado no direcionamento do cliente? 3 - É comum, na experiência de vocês, a realização de projetos focados exclusivamente na informação trazida pelo cliente para elaboração de features?

1 resposta

Oi, Ozéias, tudo bem?

O questionário inicial é onde entendemos as vontades do cliente, e é aí que sabemos o que ele quer que seu produto faça.

Normalmente depois dessa etapa vem a etapa de pesquisa, para entender se aquela ideia faz sentido, se resolve um problema real e se as pessoas se interessariam pelo produto.

No final do processo de pesquisa, pode haver mais reuniões com o cliente para equilibrar as necessidades dele, dos usuários e o que foi pensado pelos designers.

O resultado final geralmente vem depois de bastante discussão e pesquisa, para entregar o melhor produto possível

Nesse caso, o projeto é fictício e serve apenas para ensinar como funciona a criação de um design visual de produto, por isso não sei te dizer se houve pesquisa, mas acredito que não.

E sim, há casos em que o cliente não quer discussão e só quer que façam a sua ideia, ai cabe ao designer entender se vai continuar nesse projeto ou não. Falando de casos freelance