Caro Daniel,
Obrigado pela sua postagem!
Lendo suas colocações e pensando nos silos que você citou vamos desenvolver um exemplo para te ajudar a sanar sua dúvida, ok!?
Vamos lá..
Imagine que uma empresa que atua no segmento de prestação de serviços que envolve a implantação de soluções tecnológicas para seus clientes. Nesta empresa temos 4 Áreas: TI, RH, Jurídica e de Gestão de Contratos.
Numa visão não ágil desta empresa, cada uma destas Áreas atua de maneira reativa, focada em atender demandas exclusivas de seus departamentos. assim por exemplo sem termos agilidade o foco destas Áreas poderia ser:
- TI- Desenvolver e implantar sistemas
- RH - Fazer recrutamento e seleção para preencher os postos de trabalho na linha da diretriz do planejamento estratégico da empresa, mantendo o foco neste headcount anual
- Jurídica - Revisar e garantir que os riscos do negócio da empresa estão explícitos nos contratos
- Gestão de Contratos - Monitorar a execução física e financeira dos contratos
Agora vamos imaginar que esta empresa implantou agilidade nos seus negócios como um dos seus pilares de valor oferecido aos seus clientes, e aí surgiu uma demanda de um cliente que necessita implantar um grande sistema de controle de pedidos. Para tal, eles contrataram a empresa exemplo para estruturar e gerir um projeto que tem por objetivo implantar este sistema de controle de pedidos.
Pois bem, imagine que seria inviável entregar este projeto ao cliente se internamente a empresa não quebrar os silos e se estruturar, por exemplo em squads com profissionais multidisciplinares que envolvam competências de TI (visão técnica), RH (alocação de recursos), Conformidade Legal (Jurídica) e Atendimento pleno e integrado do contrato (Gestão de Contratos).
Ou seja, numa visão de empresa ágil a empresa poderia alocar profissionais destas 4 Áreas numa mesma squad todos pensando juntos em prol do projeto do cliente de implantação de sistema de controle de pedidos.
Isto seria uma grande quebra de silos, não acha!?
Bons estudos!