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Que perguntas devemos (nos) fazer para entender quem são os usuários?

Segue minha contribuição: O trabalho do UX demanda capacidade de análise, de observação. Não necessariamente deve-se fazer perguntas diretamente ao usuário, mas perceber como se comporta em determinadas situações, se utiliza sites de recomendação, indicando suas percepções; se é ativo em redes sociais e em quais delas. Dependendo do produto ou serviço deve-se buscar as características físicas, se há deficiências por exemplo. Buscar o perfil psicológico, se é introvertido ou extrovertido; analisar em que contextos o usuário vai usar o produto ou serviço, são momentos de alegria, de tristeza, de preocupação? A linguagem deve ser ajustada. Além disso, o humor deve ser analisado.

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Oi, Claudia, tudo bem?

É isso mesmo, para entender um usuário devemos ter em mente que não só fazer perguntas é importante, mas observar o comportamento das pessoas é muito necessário. E pensando nas entrevistas, vários tipos de perguntas podem ser feitas, principalmente aquelas que nos ajudam a entender suas dores e necessidades, como :quais são os objetivos, o que essa pessoa escuta e faz, onde esse usuário está agora e como resolve seu problema, onde essa pessoa estava quando sentiu a necessidade, quais os medos e problemas dessa pessoa

E para entender mais a fundo, podemos buscar entender questões mais pessoais, como rotina familiar e de trabalho, perguntar sempre os porquês das coisas serem do jeito que ela explicou e fazer muitos outros questionamentos

Enfim, entender o usuário é um processo de muita pesquisa e estudo sobre a causa de suas dores e seus contextos, mas no final vale a pena encontrar a solução disso tudo