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Que perguntas devemos (nos) fazer para entender quem são os usuários?

Independente do produto/serviço a ser oferecido ao usuário, devemos sempre nos basear em alguns questionamentos. Partindo inicialmente das características físicas (há alguma deficiência física ou intelectual?), perfil psicológico (quais fatores psicológicos influencia essa pessoa? Ela é uma pessoa introvertida ou extrovertida?), em qual ambiente ou ambientes ela está inserida (ela já está vivenciando a jornada ou está a caminho de realizar a jornada proposta pelo produto/serviço?) e o humor desse usuário levando em conta todos os demais requisitos citados anteriormente (qual a situação vivenciada por ele?).

Todos esses requisitos primários e iniciais puxam outros questionamentos ao pensarmos em funcionalidades e até mesmo em ações exigidas ou não dos usuários.

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Oi, Priscila, tudo bem?

É isso mesmo, para entender um usuário devemos ter em mente vários tipos de perguntas, principalmente aquelas que nos ajudam a entender suas dores e necessidades, como : quais são os objetivos, o que essa pessoa escuta e faz, onde esse usuário está agora e como resolve seu problema, onde essa pessoa estava quando sentiu a necessidade, quais os medos e problemas dessa pessoa...

E para entender mais a fundo, podemos buscar entender questões mais pessoais, como rotina familiar e de trabalho, perguntar sempre os porquês das coisas serem do jeito que ela explicou e fazer muitos outros questionamentos

Enfim, entender o usuário é um processo de muita pesquisa e estudo sobre a causa de suas dores e seus contextos, mas no final vale a pena encontrar a solução disso tudo